Visando contribuir com a empresa, poder púbico e sociedade como um todo na busca do desenvolvimento sustentável, o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais promoverá a sétima edição do Forum Internacional de Resíduos Sólidos, de 15 a 17 de junho de 2016, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público, Porto Alegre.

A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor público como para o setor privado. Há preocupação, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, ar e recursos hídricos, bem como na compreensão dos mecanismos de biodegradação da massa de resíduos e sua influência nas mudanças climáticas e, por extensão, na vida das populações.

Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa, não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.

A gestão de resíduos sólidos é uma ferramenta poderosa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil e no mundo, onde a responsabilidade compartilhada é fundamental para as mudanças necessárias no modo como fazemos as coisas hoje, seja do ponto de vista de produtos seja de serviços.

Nesse contexto, o 7FIRS exerce um papel catalizador importante fazendo uma ponte entre as lacunas existentes na cadeia de gerenciamento de residuos sólidos e a mitigação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE).