Notícias

04 Nesta terça-feira (14) na véspera da abertura do 7 Forum Internacional de Resíduos Sólidos, um grupo de participantes participou de visita acompanhada à CEAR Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju, localizada no bairro Navegantes em Porto Alegre.


UsedOilO adequado gerenciamento dos óleos usados é uma questão de crescente preocupação, particularmente em áreas industriais e urbanas. Sua geração está intimamente ligada ao aumento do número de automóveis e indústrias no mundo.

christianEstudo mostra que geração aumenta, mas aproveitamento não acompanha. A geração de resíduos em Porto Alegre cresceu 30% em seis anos — desde 2008 até 2014 — passando de 0,86 kg para 1,12 kg por pessoa, por dia, em média. Apesar da coleta seletiva, uma ínfima parte, apenas 4,6% de todos os recicláveis, são efetivamente aproveitados. Todo o resto se perde.

 

IMG 0465

Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE), não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.

jornalcomercioPorto Alegre sediará o 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), de 15 a 17 de junho. O evento acontecerá na sede do Ministério Público gaúcho. Especialistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul trocarão experiências sobre o tema dos resíduos sólidos.

 

Noticia 01 2016

No dia 25 de novembro, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi celebrado o Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral.

02 imagemA Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/CADE) aprovou a criação de gestora de logística reversa para produtos elétricos e eletrônicos, com despacho já publicado este mês no Diário Oficial da União. A existência dessa entidade gestora era uma reivindicação da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.