04 Nesta terça-feira (14) na véspera da abertura do 7 Forum Internacional de Resíduos Sólidos, um grupo de participantes participou de visita acompanhada à CEAR Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju, localizada no bairro Navegantes em Porto Alegre.

Os pesquisadores  José Manuel Elija Guambe, Daúde Mahomede e Candida Florentina Nhatave do Instituto Médio de Planeamento Físico e Ambiente de Moçambique vieram ao Brasil especialmente ao Forum para apresentar trabalhos e realizar o intercâmbio de conhecimentos. Tendo em mente a implementação de um curso de nível médio na área de Gestão de Resíduos Sólidos, os pesquisadores participaram de diversos encontros e reuniões com instituições de ensino que possam contribuir com a construção do projeto educacional em Moçambique. A visita à Unidade de Triagem coordenada pela CEAR foi o primeiro destes encontros.

Lá o grupo foi recebido pelo Diretor do DMLU de Porto Alegre, Vercidino Albarello e pela representante Leila Hofstatter, e também pela coordenadora da cooperativa Núbia e membros da rede Somos Todos Porto Alegre. Os visitantes foram acompanhados pela pesquisadora Alessandra Hernandes, da UNISINOS e por Linda Godfrey, pesquisadora sul-africana que também participou da visita.

01