Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative)


O Relatório de Sustentabilidade é a prática de medir e divulgar através de um relatório, os impactos socioambientais causados pelas atividades cotidianas de uma organização (uma empresa, uma ONG ou uma instituição governamental). O processo de relato é voluntário, e as organizações podem elaborar o seu próprio modelo de relatório de sustentabilidade ou optar por algum já conhecido e utilizado. Existem vários modelos disponíveis, mas atualmente, o modelo de relatório com maior credibilidade no cenário internacional é o da GRI.

Por que desenvolver um Relatório de Sustentabilidade e ter uma Gestão Corporativa Sustentável?

  • Obrigações Legais: A legislação está incorporando a vertente socioambiental em um número cada vez maior de atividades. No Brasil, temos o exemplo do Projeto de Lei do Senado Federal 05/2011, que obrigará as empresas participantes de licitações a comprovarem a sustentabilidade do seu projeto e/ou de sua empresa através do Relatório Anual de Sustentabilidade ou através da ISO 14 001.
  • Clientes: Clientes podem influenciar significativamente a reputação das empresas através da escolha de suas compras e lealdade de marcas. Este fator tem obrigado as empresas a providenciarem maiores informações sobre seus produtos, sobre seus fornecedores e sobre os impactos ambientais relacionados desde a criação de seus produtos até a disposição final dos mesmos.
  • ONGS e a Mídia: reações públicas não vem somente de consumidores, mas por quem domina a mídia e forma a opinião pública. Ignorar esse fator pode causar sérios danos à marca e a empresa.
  • Empregados: aqueles que trabalham para a empresa exercem uma particular pressão sobre o comportamento de seus empregadores, pois além de empregados, são cidadãos preocupados com assuntos que vão além dos limites corporativos.
  • Pressão de outras Empresas: Cada empresa é parte de uma indústria, que exercem pressão uma sobre as outras. Padrões de Sustentabilidade e Relatórios de Sustentabilidade podem ser fatores de exigência a fornecedores e parceiros como uma forma de sua avaliação.
  • A Própria Empresa: as empresas sentem a própria pressão para criar uma política sustentável confiável, com indicadores de desempenho. Pois stakeholders estão exigindo estratégias sustentáveis e seus relatórios de sustentabilidade como uma prova de seus resultados.