Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos


Data: sob consulta (institutoventuri@institutoventuri.org.br)
Horário: Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Porto Alegre – RS
Carga Horária: 08 horas

 

Objetivo Geral:

Esse curso tem como objetivo geral a capacitação técnica em manejo e tratamento dos resíduos sólidos gerados pela empresa, visando a compatibilização entre as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e legislação correlata, no que se refere às exigências de elaboração/revisão de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Objetivos Específicos:
  • Promover a informação sobre a problemática dos resíduos sólidos, contribuindo com a redução dos riscos relacionados com o manejo interno, transporte e disposição final inadequados e assim, divulgar um conhecimento a respeito do impacto ambiental que estes podem causar.
  • Capacitar os participantes para orientar todo o pessoal que, com diferentes tarefas, intervém no processo de gerenciamento dos resíduos, desde sua geração até a disposição final.
  • Relacionar os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos dentro de um processo de gerenciamento ambiental racional e sustentável.
  • Orientar a implementação dos PGIRS.
  • Relacionar os equipamentos e os materiais necessários para implementar o processo de segregação, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição final dos resíduos gerados na empresa.

 

Público Alvo:

Profissionais que tratam da questão dos resíduos em organizações comerciais, industriais e serviços. Demais profissionais interessados em aprimorar conhecimentos na elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Investimento:

R$ 410,00

Consultar política de descontos:

(51) 4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

 

Inscrições:

Para formalizar sua inscrição envie uma solicitação para o nosso e-mail institutoventuri@institutoventuri.org.br em seguida, você receberá a ficha cadastral através do e-mail fornecido, bem como as orientações para finalização do processo de inscrição.

 

Ministrante:

Eduardo Mc Mannis Torres – Engenheiro Químico e Engenheiro de Processamento Petroquímico (UFRJ/1976). Auditor de Gestão Ambiental, pela P-E BATALAS LTDA e DAVID BELLAMY ASSOCIATES (England) e MCG – QUALIDADE DE SISTEMAS LTDA. Atua na área ambiental desde 1977. Colaborou com a implantação dos Centros de Tecnologias Limpas de Moçambique, Paraguai, Equador, Rio de Janeiro e Bahia. Lecionou Química Ambiental na Universidade Luterana do Brasil durante 15 anos. Leciona as disciplinas Estudo de Impacto Ambiental e Monitoramento e Controle Ambiental no Pós-Graduação em Planejamento Ambiental na Faculdade SENAI de Tecnologia. Foi Diretor Técnico do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais. Diretor da CONSULTE AMBIENTAL, empresa dedicada exclusivamente à gestão de processos e informações na área ambiental e que trabalha em 13 estados do Brasil.

 

Conteúdo Programático
Atividade Descrição
Fundamentação teórica 1 Parte 1 – Impactos na Saúde e no Meio Ambiente
Capacitação da equipe;
Cuidados com a saúde e o meio ambiente;
Uso de EPI’s;
Contaminação do solo e das águas.
Parte 2 – Aspectos Legais
Conceitos estabelecidos na Lei 12.305/10 e no Decreto 7.404/10;
Legislação estadual, Resoluções e Instruções Normativas;
Lei nº 6.938/81 e Decreto nº 6.514/08.
Fundamentação teórica 2 Parte 3 – Planejamento do Gerenciamento
Elaboração de diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados;
Estabelecimento de metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos, à reutilização e reciclagem.
Parte 4 – Manejo Integrado
Soluções consorciadas ou compartilhadas com outros geradores;
Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Fundamentação teórica 3 Parte 5 – Armazenamento e Disposição Final
Armazenamento temporário para resíduos classes I e II;
Transporte de resíduos – MTR’s;
Disposição final – Responsabilidades.
Fundamentação teórico-prática Parte 6 – Plano de Gerenciamento
Conteúdo mínimo;
Responsabilidade técnica;
Explicitação dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos;
Definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade do geradores;
Ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes;
Estabelecimento de medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos;
Definição da periodicidade de sua revisão.