Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais


Data: sob consulta (institutoventuri@institutoventuri.org.br)
Horário: Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Porto Alegre – RS
Carga Horária: 08 horas

 

Objetivo:

Fornecer subsídios técnicos para permitir a avaliação e o encaminhamento da solução da questão dos resíduos sólidos gerados, através do estabelecimento de um Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, que contemple as diferentes alternativas possíveis.

 

Público Alvo:

Técnicos de nível médio ou superior de empresas geradoras de resíduos sólidos e estudantes de áreas afins

 

Investimento:

R$ 410,00

Consulte descontos especiais:

(51) 4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

 

Inscrições:

Para formalizar sua inscrição envie uma solicitação para o nosso e-mail institutoventuri@institutoventuri.org.br em seguida, você receberá a ficha cadastral através do e-mail fornecido, bem como as orientações para finalização do processo de inscrição.

 

Ministrante:

Eduardo Mc Mannis Torres – Engenheiro Químico e Engenheiro de Processamento Petroquímico (UFRJ/1976). Auditor de Gestão Ambiental, pela P-E BATALAS LTDA e DAVID BELLAMY ASSOCIATES (England) e MCG – QUALIDADE DE SISTEMAS LTDA. Atua na área ambiental desde 1977. Colaborou com a implantação dos Centros de Tecnologias Limpas de Moçambique, Paraguai, Equador, Rio de Janeiro e Bahia. Lecionou Química Ambiental na Universidade Luterana do Brasil durante 15 anos. Lecionou as disciplinas Estudo de Impacto Ambiental e Monitoramento e Controle Ambiental no Pós-Graduação em Planejamento Ambiental na Faculdade SENAI de Tecnologia. Foi Diretor Técnico do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais. Diretor da CONSULTE AMBIENTAL, empresa dedicada exclusivamente à gestão de processos e informações na área ambiental e que trabalha em 13 estados do Brasil.

 

Conteúdo Programático
Atividade Descrição
Fundamentação teórica 1 Resíduos sólidos industriais: tendência mundial; caracterização e classificação; manuseio, segregação, armazenamento e transporte de resíduos.A legislação aplicada na geração, transporte e disposição.
Fundamentação teórica 2 Tratamento de resíduos industriais: processos físicos; processos químicos; processos biológicos.Aterros: Definições, impermeabilização, tratamento do percolado, monitoramento, registro da operação, plano de fechamento e plano de segurança.Incineração: Aplicação; escolha do processo; tipos de equipamentos, controle das emissões, monitoramento.Co-processamento: Aplicação, controle, monitoramento.Processos de secagem: centrifugação e filtração.
Fundamentação teórica 3 O transporte de resíduos.Recuperação e reciclagem: Evolução tecnológica; as perdas econômicas; vantagens e desvantagens.
Fundamentação teórico-prática A melhoria dos processos de fabricação e a redução da geração de emissões e resíduos:

  • A nova escala de prioridades no tratamento das emissões e resíduos.
  • A fabricação através dos processos de tecnologias limpas. Os Centros de Tecnologias Limpas.
  • As práticas de Produção Mais Limpa.

Apresentação de estudos de caso.