Foco e Escopo

Os Anais do Forum Internacional de Resíduos Sólidos consolida-se como uma importante publicação técnico-científica publicada no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Tem como principal objetivo contribuir como base de conhecimentos e experiências no âmbito da Avaliação de Ciclo de Vida; Biomimética; Biomassas; Compostagem; Direito Ambiental; Ecodesign; Ecoeficiência e Ecoefetividade; Economia Circular; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Logística Reversa; Mudanças Climáticas; Planejamento Ambiental; Licenciamento Ambiental; Produção Mais Limpa; Reciclagem de nutrientes; Reciclagem interna e externa; Recuperação de Materiais e Energia; Relatórios de sustentabilidade: resíduos sólidos como indicador de desempenho ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Resíduos Sólidos Industriais; Serviços Ambientais; Simbiose Industrial; Tecnologias para Tratamento de Resíduos Sólidos.


Poltica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histrico do peridico

Realizado desde 2007, o Forum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS passou a ter periodicidade anual em 2013, onde nos anos pares este vem sendo realizado em seu estado de origem, Rio Grande do Sul, e nos anos ímpares é itinerante. Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Forum vem atraindo cada vez mais instituições, formando uma rede de conhecimentos na área. Conta com o apoio acadêmico da Universidade de Brasília – UnB e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.