Sobre a Revista

Neste portal disponibilizamos os artigos das primeiras edições do Forum Internacional de Resìduos Sólidos.

ATENÇÂO: novos trabalhos devem ser submetdos no novo portal:
https://institutoventuri.org/ojs/

Foco e Escopo

Os Anais do Forum Internacional de Resíduos Sólidos consolidam-se como uma importante publicação técnico-científica publicada no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Tem como principal objetivo contribuir como base de conhecimentos e experiências no âmbito da Avaliação de Ciclo de Vida; Biomimética; Biomassas; Compostagem; Direito Ambiental; Ecodesign; Ecoeficiência e Ecoefetividade; Economia Circular; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Logística Reversa; Mudanças Climáticas; Planejamento Ambiental; Licenciamento Ambiental; Produção Mais Limpa; Reciclagem de nutrientes; Reciclagem interna e externa; Recuperação de Materiais e Energia; Relatórios de sustentabilidade: resíduos sólidos como indicador de desempenho ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Resíduos Sólidos Industriais; Serviços Ambientais; Simbiose Industrial; Tecnologias para Tratamento de Resíduos Sólidos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Realizado desde 2007, o Forum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS passou a ter periodicidade anual em 2013, onde nos anos pares este vem sendo realizado em seu estado de origem, Rio Grande do Sul, e nos anos ímpares é itinerante. Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Fórum vem atraindo cada vez mais instituições, formando uma rede de conhecimentos na área. Conta com o apoio acadêmico da Universidade de Brasília: UnB e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos: Unisinos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: UTFPR e da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.