Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

SOBRE O FORUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS – FIRS

Realizado desde 2007, o Forum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS passou a ter periodicidade anual em 2013, onde nos anos pares este vem sendo realizado em seu estado de origem, Rio Grande do Sul, e nos anos ímpares é itinerante. Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Fórum vem atraindo cada vez mais instituições, formando uma rede de conhecimentos na área.

Consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

EDIÇÃO 2020

Para a edição de 2020, foi firmada cooperação com a Università di Roma Sapienza visando a participação de professores desta universidade na Comissão Científica do FIRS, bem como a publicação de uma edição especial do periódico internacional “International Journal of Environment and Health” com os melhores trabalhos científicos publicados nos Anais do 11FIRS.

SOBRE OS ANAIS DO FIRS

Os Anais do Forum Internacional de Resíduos Sólidos consolidam-se como uma importante publicação técnico-científica publicada no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Tem como principal objetivo contribuir como base de conhecimentos e experiências no âmbito das seguintes áreas temáticas. 

Áreas Temáticas

Área 1: Gestão Ambiental (Resíduos sólidos industriais e urbanos, tratamento, disposição final, Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Indicadores de desempenho ambiental).

Área 2: Ferramentas da Gestão Ambiental (Avaliação de Ciclo de Vida, Biomimética,  Ecoeficiência e Ecoefetividade, Produção Mais Limpa, Ecodesign, Economia Circular, Simbiose Industrial).

Área 3: Reciclagem (Logística Reversa, Compostagem, Reciclagem de nutrientes, Reciclagem interna e externa, Recuperação de Materiais e Energia).

Regras gerais

  1. Os trabalhos serão enviados exclusivamente por meio do site do evento.
  2. O responsável pelo trabalho deverá estar devidamente inscrito no evento para inscrever o trabalho.
  3. A data limite para envio será 31 de março de 2019 até as 20 horas (BRT).
  4. Cada inscrição poderá enviar até 3 (três) trabalhos para apreciação.
  5. Os trabalhos serão selecionados para apresentação oral ou em forma de pôsteres. No momento da submissão os autores devem informar qual o formato de preferência.
  6. Ao inscrever seu trabalho o autor estará automaticamente autorizando a organização do evento a utilizar a obra de sua autoria em publicação impressa, digital, Internet, em seus veículos institucionais e documentos editados ou em qualquer outro meio de comunicação. 

Diretrizes para a elaboração dos artigos

  1. O artigo poderá conter no máximo 10 (dez) páginas, incluindo figura e tabelas.
  2. O artigo deve ser estruturado no formato Word (.doc ou .docx), contendo obrigatoriamente os seguintes itens: título (em português e inglês), resumo (em português e inglês), introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos e referências, seguindo rigorosamente o template disponibilizado. No template está descrita detalhadamente toda a formatação a ser utilizada no trabalho. Não serão considerados artigos com expressões como: “os resultados serão analisados”.
  3. Deve ser escolhida somente uma área temática para inclusão do trabalho.
  4. Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês. 
  5. No arquivo submetido não deverá constar qualquer identificação de autores e instituições pois o método de avaliação é às cegas.

Sobre a aprovação dos trabalhos

  1. O aviso da aprovação ou necessidade de revisão dos trabalhos será enviado por e-mail e constará na página do evento.

Artigos FIRS 2020

 Essa seção aceita trabalhos dentro das áreas temáticas listadas a seguir:

 

  • Área 1: Gestão Ambiental

Resíduos sólidos industriais e urbanos, tratamento, disposição final, Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Indicadores de desempenho ambiental.

 

  • Área 2: Ferramentas de Gestão Ambiental

Avaliação de Ciclo de Vida, Biomimética, Ecoeficiência e Ecoefetividade, Produção Mais Limpa, Ecodesign, Economia Circular, Simbiose Industrial.

 

  • Área 3: Reciclagem

Logística Reversa, Compostagem, Reciclagem de nutrientes, Reciclagem interna e externa, Recuperação de Materiais e Energia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.