O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa a fonte Arial de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA 10FIRS – FORUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Forum Internacional de Resíduos Sólidos consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

A décima edição do FIRS faz-se imprescindível para dar continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais.

Áreas Temáticas

Área 1: Gestão Ambiental
Resíduos sólidos industriais e urbanos, tratamento, disposição final, Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais, Direito Ambiental, Educação Ambiental, Indicadores de desempenho ambiental.
Área 2: Ferramentas de Gestão Ambiental
Avaliação de Ciclo de Vida, Biomimética,  Ecoeficiência e Ecoefetividade, Produção Mais Limpa, Ecodesign, Economia Circular, Simbiose Industrial.
Área 3: Reciclagem
Logística Reversa, Compostagem, Reciclagem de nutrientes, Reciclagem interna e externa, Recuperação de Materiais e Energia

Regras gerais

  1. Os trabalhos serão enviados exclusivamente por meio do site do evento.
  2. O responsável pelo trabalho deverá estar devidamente inscrito no evento para inscrever o trabalho.
  3. A data limite para envio será 31 de março de 2019 até as 20 horas (BRT).
  4. Cada inscrição poderá enviar até 3 (três) trabalhos para apreciação.
  5. Os trabalhos serão selecionados para apresentação oral ou em forma de pôsteres. No momento da submissão os autores devem informar qual o formato de preferência.
  6. Ao inscrever seu trabalho o autor estará automaticamente autorizando a organização do evento a utilizar a obra de sua autoria em publicação impressa, digital, Internet, em seus veículos institucionais e documentos editados ou em qualquer outro meio de comunicação. 

Diretrizes para a elaboração dos artigos

  1. O artigo poderá conter no máximo 10 (dez) páginas, incluindo figura e tabelas.
  2. O artigo deve ser estruturado no formato Word (.doc ou .docx), contendo obrigatoriamente os seguintes itens: título (em português e inglês), resumo (em português e inglês), introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos e referências, seguindo rigorosamente o template disponibilizado. No template está descrita detalhadamente toda a formatação a ser utilizada no trabalho. Não serão considerados artigos com expressões como: “os resultados serão analisados”.
  3. Deve ser escolhida somente uma área temática para inclusão do trabalho.
  4. Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês. 

Manual de submissão dos artigos

  • http://www.firs.institutoventuri.org.br/images/pdf/Manual-submissao-de-artigos.pdf

Sobre a aprovação dos trabalhos

  1. O aviso da aprovação ou necessidade de revisão dos trabalhos será enviado por e-mail e constará na página do evento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.