GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ANÁLISE DO ATUAL CENÁRIO NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR

Autores

  • Angélica Ardengue de Araújo
  • Ana Carla Fernandes Gasques Universidade Estadual de Maringá
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa Universidade Estadual de Maringá
  • Diego Matheus Sanches Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep
  • Jordana Dorca dos Santos UNESPAR.

Resumo

Os resíduos sólidos provenientes das atividades humanas especialmente nos centros urbanos, se dispostos inadequadamente tendem a causar diversos impactos ambientais, sendo alguns deles poluição/contaminação do solo e proliferação de vetores, além de problemas sociais, logo seu correto gerenciamento é de fundamental importância. O presente artigo teve como objetivo descrever e analisar o atual sistema de coleta e disposição final dos resíduos sólidos urbanos do município de Nova Esperança – Paraná. Para tal, foi realizada uma descrição do município, seguida por observações a campo para análise da metodologia de trabalho dos colaboradores responsáveis pela coleta e questionários junto aos funcionários e responsáveis da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável pelos serviços de limpeza urbana do município. A coleta é de responsabilidade do município e o método de disposição final dos resíduos sólidos urbanos não recicláveis é o aterro sanitário, no entanto o serviço de disposição final é terceirizado e os resíduos são levados para o aterro de Maringá. Os resíduos recicláveis são destinados para a associação de catadores de materiais recicláveis do município. Tanto a coleta convencional quanto a coleta seletiva abrangem todos os bairros, sendo coletados aproximadamente, 17,5 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. Conclui-se que o município de Nova Esperança coleta cerca de 17,5 ton.dia-1 dos resíduos gerados e destina adequadamente  estes resíduos para um aterro sanitário e uma associação de catadores de resíduos recicláveis.

Biografia do Autor

Angélica Ardengue de Araújo

Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho

Ana Carla Fernandes Gasques, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Campo Mourão/PR (2013). Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015), na área de Concentração Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015). Especialista em Docência e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Eficaz (2016). Atualmente é Professora Colaboradora do Departamento de Engenharia de Produção, UEM, Campus Sede.

Cristhiane Michiko Passos Okawa, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestre em Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem experiência na área de Hidrologia, atuando principalmente na área de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Hidrologia Urbana, Drenagem Urbana Sustentável e Ecohidrologia. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais (mestrado profissional em rede nacional, promovido pela Agência Nacional de Águas) da Universidade Estadual de Maringá e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP-São Carlos.

Diego Matheus Sanches, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2010). MBA em gestão de negócios imobiliários e da construção civil pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Administração Pública pela UniCesumar. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de execução de obras civis industriais. Atualmente é professor de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica no departamento de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - FEITEP

Jordana Dorca dos Santos, UNESPAR.

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre pelo programa de pós-graduação em Engenharia Química pela UNIOESTE-Toledo. Tem experiência na área de tratamento de efluentes industriais, Gestão Ambiental e de qualidade. Atualmente é professora colaboradora no Departamento de Engenharia de Produção-UNESPAR.

Publicado

2017-06-20