VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA EMPRESA DE RECAPAGEM E RECAUCHUTAGEM DE PNEUS

  • Kevin Pilger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O Brasil é um grande consumidor de pneus pela expressiva utilização da malha rodoviária para transporte de cargas. Portanto, pneus representam um risco ambiental tendo em vista as dificuldades para sua destinação final. Nesse cenário e considerando que o custo de um pneu recapado corresponde a 30% de um pneu novo, o setor de recuperação de pneus usados é estrategicamente promissor. Baseado nisso, realizou-se o presente estudo para analisar a viabilidade econômica da construção de uma segunda unidade de uma empresa de recapagem de pneus de carga na cidade de Montenegro/RS. Para a tomada de decisão quanto a viabilidade do projeto utilizou-se os métodos de análise de investimentos: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Paybackdescontado. Como forma de avaliar os riscos e incertezas do projeto empregou-se uma Análise de Sensibilidade e uma Análise de Cenários, que permitiu concluir o baixo risco presente no investimento analisado.

Biografia do Autor

Kevin Pilger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Autores

Kevin Pilger1 (kevinpilger95@hotmail.com),

Luciano Peske Ceron1 (Luciano.ceron@pucrs.br),

Gabriel Espíndola de Araújo1 (g.e.araujo@outlook.com),

Peter Caubi Machemer1 (peter.machemer@pucrs.br)

1 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Publicado
2019-06-14