ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO CORPO DOCENTE, DISCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • Izabel Bezerra do Nascimento UEPB
  • Waleska Silveira Lira UNIVERSIDADES ESTADUAL DA PARAIBA
  • Guilherme Leal de Melo UEPB
  • Marília Abigail Meneses Batista UEPB

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o nível de consciência ambiental do corpo docente, discente e técnico administrativo de uma instituição de Ensino Superior Privada da cidade de Campina Grande-PB. Para isso utilizou-se uma pesquisa descritiva de carácter exploratório junto a 100 respondentes de uma Instituição de Ensino Superior Privada da cidade de Campina Grande, Paraíba. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário composto por questões fechadas, constituído por três blocos: o primeiro bloco teve como objetivo analisar o nível de consciência ambiental dos respondentes; o segundo bloco referiu-se as políticas da IES (Instituto de Ensino Superior) para a consciência ambiental e o terceiro bloco teve como objetivo analisar as atitudes em relação ao consumo sustentável. Utilizou-se a escala de Likert: de a) a d) onde no primeiro bloco a) é “todas as vezes” e d) é “nunca”, no segundo bloco de perguntas a) é “concordo plenamente” e d) é “discordo plenamente”, no terceiro bloco a) é “todas as vezes” e d) é “nunca. Através do resultados obtidos pode-se verificar que o nível de consciência ambiental das pessoas esta fortemente relacionado aos efeitos diretos sofridos pela população em consequências dos problemas ambientais como a falta e racionamento de água e ao fator financeiro, decorrente do aumento da energia elétrica em todo o país. Assim o nível de consciência ambiental ainda é bastante insignificante no que diz respeito a preservação do meio ambiente no sentido macro e mais significante no sentido micro, quando atinge diretamente as pessoas. 

Biografia do Autor

Izabel Bezerra do Nascimento, UEPB

Graduação em Administração

Waleska Silveira Lira, UNIVERSIDADES ESTADUAL DA PARAIBA

professora permanente do mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB

Guilherme Leal de Melo, UEPB

BOLSISTA PIBIC UEPB/CNPQ

Marília Abigail Meneses Batista, UEPB

BOLSISTA IBIC UEPB/CNPQ

Publicado

2017-06-20