PILHITA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA A DESTINAÇÃO CORRETA DE PILHAS E BATERIAS NA CIDADE DE ITABAIANA, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL

Autores

  • Ster Batista de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Resumo

As características de toxicidade e bioacumulação dos metais pesados presentes nas pilhas e baterias merecem atenção especial, pois os danos acarretados ao meio ambiente e aos seres vivos são graves e muitas vezes irreversíveis. Neste contexto, entre os anos de 2017 e 2018 foi desenvolvido um projeto de extensão que teve como objetivo principal fornecer informações à população da cidade de Itabaiana, estado da Paraíba, Brasil, sobre a gravidade do descarte inadequado de pilhas e baterias, além de sensibilizá-la da importância do descarte correto desses resíduos em pontos de entrega voluntária (PEV) distribuídos nesta cidade. Esse projeto foi realizado pelo IFPB campus Itabaiana em parceria com a cooperativa de reciclagem ITAMARE, Prefeitura Municipal de Itabaiana e a Energisa Paraíba. Foram realizadas palestras em escolas da cidade de Itabaiana com o objetivo de informar sobre a importância do processo de logística reversa das pilhas e baterias, e também sobre os impactos negativos decorrentes do descarte incorreto desses resíduos. Foram confeccionados e distribuídos 10 recipientes nesta cidade para serem utilizados como papa-pilhas, visto que não existiam coletores para esse tipo de resíduo. Até o final de 2018, foram coletadas 19 kg de pilhas e baterias. No entanto, observou-se a necessidade de continuidade das ações de educação ambiental neste município para que o descarte desses resíduos nos papa-pilhas se torne cada vez mais efetivo e envolva toda a população da cidade de Itabaiana.

Biografia do Autor

Ster Batista de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Ster Batista de Lima1 (sterbatistalima@gmail.com), José Severino de Araújo Júnior1 (juniorpaulo.ifpb@gmail.com), Fábio Raniery da Silva Alves Ferreira1 (fabirani8@gmail.com), Julio Cesar Sales Bezerra1 (julio.bezerra@ifpb.edu.br), Eduardo Porto dos Santos1 (eduardo.porto@ifpb.edu.br), Paulo Tavares Muniz Filho1 (paulo.filho@ifpb.edu.br), Reginaldo Florencio de Paiva Filho1 (reginaldo.paiva@ifpb.edu.br), Cinthia Saska1 (cinthia.saska@ifpb.edu.br), Dandara Monalisa Mariz Bezerra1 (dandara.bezerra@ifpb.edu.br)

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Itabaiana

Publicado

2019-06-14