CAÇA RESÍDUOS: TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO AUXILIO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Isabelle Barcelos Cariman Instituto Federal Fluminense (IFF)

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um conceito educacional que busca a disseminação de ações sustentáveis, tal conteúdo é obrigatório na educação nacional, regulamentada pelas diretrizes da Resolução CNE/CP 2/2012. A adoção de ações que convergem na conservação ambiental, como a coleta seletiva, são dependentes de práticas educacionais capazes de cativar a atenção dos alunos. Tem-se como exemplo a gamificação, uma ferramenta que utiliza jogos para abordar temáticas educacionais, buscando colaborar para aulas mais dinâmicas e lúdicas, contribuindo para o desenvolvimento educacional e pessoal do aluno. Assim, o presente estudo buscou avaliar a disponibilidade de laboratórios de informática em escolas públicas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) no município de Campos de Goytacazes/RJ. Para isso, foi solicitado a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, dados relacionados a presença desses laboratórios nas seguintes instituições. Ademais, objetivou-se elaborar uma ferramenta de gamificação baseada na temática da coleta seletiva e compostagem, de acordo com a resolução CONAMA 275/2001. Utilizando para o desenvolvimento do jogo digital educacional, denominado “Caça Resíduos”, o software Scratch 2.0. Assim, conclui-se que a gamificação representa uma ferramenta capaz de abordar conteúdos educacionais como a educação ambiental, como no jogo "Caça Resíduos". Apesar do jogo possibilitar habilidades tecnológicas e sustentáveis em uma linguagem voltada para alunos de ensino fundamental, nota-se que em Campos dos Goytacazes/RJ apenas 24% dessas escolas apresentam laboratório de informática, dificultando ações educacionais como essa.

Biografia do Autor

Isabelle Barcelos Cariman, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Autores

Isabelle Barcelos Cariman1 (carimanisabelle@gmail.com),

Silvana de Oliveira Barbosa1 (silbarbosa08@gmail.com),

Caroline Gomes Wigand1 (carolwigand2011@gmail.com),

Cícero Ferreira Neto1 (cfneto47@gmail.com) 

1 Instituto Federal Fluminense (IFF)

Publicado
2019-06-14