EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS - CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM TERESINA/PIAUÍ

Autores

  • Marina Luz da Silva Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Resumo

A produção de resíduos sólidos é um dos grandes desafios da humanidade face aos grandes problemas ambientais, consequência da grande quantidade produzida e da falta de consciência ambiental da população, devido principalmente à desinformação ou ao não engajamento dos cidadãos nas práticas ambientais. Dessa forma, a Educação Ambiental deve estar presente na vida dos cidadãos o quanto antes, principalmente naqueles em processo de formação. O propósito é que as atitudes, em relação ao ambiente, sejam bem pensadas e resultem na redução dos efeitos negativos causados por atividades, como o descarte inadequado de resíduos. Foi realizada uma experiência com tratativas educativas com alunos da rede municipal, com o objetivo de mostrar a importância da participação da população nas questões ambientais, como atores e como fiscais, para que se possa contribuir na redução dos problemas. A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Murilo Braga de Teresina-Piauí, para alunos do 4º ano do ensino fundamental e o tema abordado foi "Coleta e reciclagem de lixo". Os alunos se mostraram muito interessados, participativos de todas as atividades e sensíveis às mudanças em relação ao meio ambiente, porém, observou-se também que a cooperação nas questões ambientais não faz parte do seu cotidiano e por isso não são aplicadas com constância. Assim, a Educação Ambiental deve iniciar desde os primeiros contatos da criança com a escola e ser constante para que faça parte do cotidiano do futuro cidadão e estes possam ser multiplicadores de conhecimento dentro das suas casas e na sociedade.

Biografia do Autor

Marina Luz da Silva, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Marina Luz da Silva1 (marinaluzdasilva@hotmail.com), Margarita Maria López Gil¹ (margot.rd@gmail.com), Carlos Emanuel Aires Guimarães1 (c.emanuel.ag@gmail.com), Leonardo Silva de Araújo Filho¹ (leonardofilho_14@hotmail.com), Emannuelle Keyane Porto¹ (mannu-porto@hotmail.com), Mariana Fontenele Ramos² (marianafontenele1@gmail.com)

1 Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

2 Universidade Federal do Piauí (UFPI)