EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL NA VILA DO CONDE, BARCARENA/PA

  • Samara Evelyn de Jesus Melo do Vale Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA

Resumo

O presente trabalho objetivou realizar um estudo de caso acerca da efetividade das ações desenvolvidas pelo projeto “Sustentabilidade socioambiental: uma questão educacional”, na Vila do Conde, Barcarena/PA. A Educação Ambiental tem adquirido cada vez mais uma importância fundamental na sociedade, principalmente com o surgimento de programas ou projetos de educação ambiental, devido estes terem um alcance maior na divulgação de conceitos e informações relativas ao meio ambiente, além de sensibilizar o indivíduo acerca dos graves problemas ambientais e transmitir conhecimentos. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa descritiva, onde a coleta e o levantamento de dados foram de caráter quali - quantitativos, e os dados gerados foram obtidos por meio de entrevistas. Pode-se concluir que é notória a mudança comportamental dos moradores entrevistados, por meio da atuação do projeto na comunidade de Vila do Conde, onde observou-se que a ação mais praticada pelos moradores entrevistados em colaboração ao meio ambiente é conservar a cidade limpa descartando o lixo de forma adequada, o que pode proporcionar um ambiente melhor para se viver, visando a consciência crítica e a obtenção de valores e ações ambientais corretas.

Biografia do Autor

Samara Evelyn de Jesus Melo do Vale, Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA

Samara Evelyn de Jesus Melo do Vale1 (samaraevelyn1807@hotemail.com ), Ana Regina da Rocha Araújor1 (ana.araujo@ufra.edu.br ), Valto Coelho Santana Junior2 (walto_jr2008@hotmail.com ) Brenda Rocha Guimarães3 (guimaraes.brenda@hotmail.com ) Monica de Nazaré Corrêa Ferreira Nascimento1 ( monica.nascimento@ufra.edu.br )

1 Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA

2 Projeto/UFRA/FIDESA

3 Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural/SDR/AP