COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM REATOR: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS GERADOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Luciléia Granhen Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil
  • Aline Gomes de Mello de Oliveira
  • Verônica Oliveira Figueiredo
  • Bianca Ramalho Quintaes
  • Veronica Ramiro Amorim
  • André Menescal

Resumo

A forma de geração e destinação final de resíduos sólidos resultantes da produção de refeições em larga escala têm provocado uma série de transtornos que envolvem questões sociais, ambientais e econômicas, especialmente quando se trada de resíduos orgânicos, visto que correspondem a 80% de todo resíduo gerado. A compostagem em reator, como tratamento desses resíduos, tem se mostrado adequada, quando se dispõe de área limitada, além de não precisar de revolvimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de compostagem em reator como forma de gestão de resíduos sólidos orgânicos gerados no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi construído reator com capacidade nominal de 200L, de forma a possibilitar aeração do material a ser compostado e a coleta de chorume. O reator foi preenchido com resíduos alimentares e folhas secas (agentes de volume) na proporção 1:1 (m/m), sendo o processo de compostagem acompanhado por parâmetros físico-químicos e microbiológicos durante 120 dias. Os resultados demostraram que ao final do processo o composto se mostrou adequado aos parâmetros de qualidade do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, tanto em parâmetros físico-químicos (pH, umidade, matéria orgânica total, nitrogênio total e relação C/N), quanto microbiológicos (E. coli - NMP/g e ausência de Salmonella sp.). Conclui-se que a compostagem em reator dos resíduos gerados no restaurante universitário da UFRJ é uma boa alternativa de gestão dos mesmos, concorrendo para a minimização dos problemas sociais, ambientais e econômicos associados à geração e destinação final de resíduos sólidos orgânicos de origem alimentar.

Biografia do Autor

Luciléia Granhen Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Pará (1983), mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutora em Ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz(2005). Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Nutrição Josué de Castro. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em alimentação coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de alimentação e nutrição, saúde, processo de trabalho e trabalhadores, resíduos sólidos e desperdício em alimentação coletiva e sustentabilidade na produção de refeições. Coordena o grupo de pesquisa e extensão em sustentabilidade na produção de refeições (LASUPRE)

Publicado

2017-06-20