REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS PARA MELHORIA DE ESPAÇOS COLETIVOS ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE PUFFS

Autores

  • Tamires Augustin da Silveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Tatiane Isabel Hentges
  • Regina Célia Espinosa Modolo
  • Carlos Alberto Mendes Moraes

Resumo

O crescente aumento da geração de resíduos acrescido a legislações ambientais, tem impulsionado a sociedade a agir de forma mais racional, buscando ações preventivas, de modo a evitar impactos ambientais ou então, se já gerados, ações que os minimizem. Nesse sentido, o aprimoramento de processos que utilizem menos recursos naturais renováveis, por exemplo, assim como novas soluções que não acarretem em grandes investimentos econômicos tem-se tornado atuantes. O objetivo desse trabalho é apresentar uma solução socioambiental como forma de reutilização de resíduos sólidos de setores diversos, tendo como finalidade de produzir puffs para uso em espaços compartilhados. O projeto “puff” iniciou com a confecção de um protótipo para que, em um momento posterior, pudesse ser aplicado em uma escola estadual do município de São Leopoldo, onde foi possível trabalhar, junto com as educadoras da escola, a educação ambiental com os alunos. Dessa forma, foram coletados resíduos em dois laboratórios da Universidade do Vale do Rio dos dos Sinos/UNISINOS localizada neste mesmo município, ambos localizados no estado do Rio Grande do Sul. Também foram coletados resíduos em duas diferentes empresas, tendo ambas como característica comum, a geração de diversos resíduos cujo destino atual é aterro sanitário. Exemplos destes resíduos gerados podem-se referir retalhos de tecido, esponjado e suplex. A metodologia usada neste estudo teve início com a confecção das capas, onde retalhos de tecidos foram previamente selecionados, obtendo-se partes maiores que foram costuradas umas nas outras. Para enchimento dos puffs foram utilizados resíduos poliméricos, tais como couro moído, dentre outros. Como resultado foi construído um protótipo e disponibilizado para a comunidade acadêmica de modo a ser testado numa fase de uso. Além da execução e aplicação do projeto, verifica-se como oportunidade continuidade do estudo, o envolvimento de crianças neste tipo de projeto ampliando o aprendizado que envolve a perspectiva da busca por soluções de valorização de resíduos e consequente conservação de recursos naturais baseados na possibilidade de aumento da vida útil de materiais através de sua reutilização.

Publicado

2017-06-20