COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ronualdo Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Elizabete Maria Bellini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Claudia Regina Xavier Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Educação Ambiental no Ensino de Ciências, utilizando a Compostagem como tema gerador de conhecimento e ferramenta para aprendizagem significativa. Ele foi realizado no Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba-PR, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências. A construção do conhecimento científico através das aulas favoreceu novas perspectivas aos alunos com o desenvolvimento do senso crítico, analítico dos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e participante a qual se iniciou com aplicação de questionário prévio sobre a Compostagem, conduzido para aproximar a teoria à prática, de forma contextualizada. Posteriormente, foram realizadas aulas expositivas, dialogadas com rodas de conversas trabalhando temas relacionados aos resíduos orgânicos, aula prática da técnica da Compostagem na horta da escola e uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Curitiba. Observou-se na aplicação da sequência didática uma interação e inter-relação de aprendizagem para desenvolver um pensamento crítico e analítico além da sensibilização dos alunos envolvidos, tendo a escola como espaço de influência na formação do estudante cidadão.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Prof. do Estado do Paraná. Mestrando do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do PR. Curitiba, PR

Elizabete Maria Bellini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Profa do Estado do Paraná. Mestranda do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do PR. Curitiba, PR

Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Prof. Dr. do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR.

Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Prof.ª Dr.ª do PPGFCET - Programa de pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.  Departamento de Química e Biologia da UTFPR, Curitiba, PR. 

Publicado

2017-06-20