EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO FERRAMENTA NA POLÍTICA DOS 5 R’s
Resumo
Um dos maiores desafios encontrados na atualidade é referente a temática dos resíduos sólidos. São dificuldades que envolvem desde o consumo desenfreado de produtos até a disposição ambiental correta dos resíduos sólidos. Diante deste cenário, foi constituído a política ou pedagogia dos 5 R’s, que busca estratégias para o desenvolvimento sustentável de maneira individual ou coletiva. O presente trabalho visa abordar por meio de vídeos e debates sobre os 5 R’s e após pesquisar a aplicabilidade deste instrumento pedagógico na identificação do modelo de vida dos educandos do projeto de serviço e convivência de vínculos da Casa do Caminho, instituição filantrópica, localizada em Londrina-PR, por meio de um questionário. A partir da análise dos dados foi possível identificar as principais percepções dos educandos referente as suas ações em seu cotidiano com relação aos resíduos sólidos, positivamente demonstradas nos itens do R - Reduzir, e os aspectos que merecem apreensão, como o R – Reciclar e o R – Recusar. Através da aplicação do questionário, verificou-se ser necessário incentivar práticas de aproveitamento de materiais diversos como mecanismo de disseminação ecosustentável; explorar estratégias de equidade social e ecológica na produção de bens e serviços através da gestão ambiental; e fomentar a prática de Educação Ambiental na formação de valores em prol do meio ambiente.
Publicado
Edição
Seção
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais