Coleta Seletiva Solidária e Coleta Solidária e Reciclagem do Óleo de Cozinha Residual na Colônia Juliano Moreira

Autores

  • Mirian Rose Ayres de Miranda REBELLO FIOCRUZ
  • Claudia F. Morais SANTOS PICANÇO FIOCRUZ
  • Ivonne SANMARTIN-GAJARDO FIOCRUZ
  • João Souza OLIVEIRA FIOCRUZ
  • Andréa Lima PACÍFICO FIOCRUZ
  • Michele Ribeiro COSTA FIOCRUZ

Resumo

A coleta seletiva de resíduos sólidos e de óleo de cozinha residual nas comunidades da Colônia Juliano Moreira (CJM), Jacarepaguá, RJ foi implantada partir de 2 projetos de cooperação social fundamentados numa perspectiva socioambiental, com o objetivo de contribuir para um ambiente mais limpo e sadio, assim como gerar trabalho, renda e desencadear novas ações de combate à miséria, conscientização ambiental e participação comunitária.
A metodologia deste trabalho baseou-se no conceito que relaciona as condições ambientais com a melhora da qualidade de vida e da promoção da saúde. Para tanto um posto de troca de recicláveis (PTR) é montado duas vezes por semana em locais diferentes da CJM, onde os resíduos de óleo de cozinha são trocados por material de limpeza fornecido pela empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, uma das parceiras do projeto. Já os materiais recicláveis são trocados por alimentos em parceria com a Cooperativa de Catadores BARRACOOP. Desde o inicio do primeiro projeto “Coleta Seletiva Solidária”, em agosto de 2010, foram trocados aproximadamente 67 toneladas de recicláveis e cadastrados cerca de 500 participantes. Foram realizadas seis oficinas de artesanato utilizando material reciclável com a participação de 20 pessoas/oficina. Jovens das comunidades treinados atuaram como agentes ambientais, orientando, divulgando e motivando as pessoas a participarem. Como desdobramento deste, um segundo projeto “Coleta e reciclagem de óleo de cozinha residual” foi iniciado em setembro de 2011 em parceria com a empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, sendo até o final de maio de 2013 trocados 6.476 litros de óleo de cozinha residual e, realizadas 16 oficinas, onde moradores e pacientes de saúde mental foram capacitados na produção de eco-sabão e velas artesanais a partir deste resíduo.
Com a implantação destes projetos no território foi possível construir uma interação com a comunidade produzindo profundas mudanças em relação aos valores, significados e impactos do lixo sobre a saúde e o meio ambiente. Seu desenvolvimento proporcionou a discussão e a transmissão de ideias e ações, gerando mudanças de hábito e de percepção nas comunidades sobre a geração e a destinação correta dos resíduos. Assim, um dos principais resultados obtidos foi o despertar da consciência ambiental, onde a população aprendeu e vem praticando as noções básicas dos 4 R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Pretende-se com a experiência obtida na implantação dos projetos prestar contribuições às novas experiências em todo o país que objetivem sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar comunidades carentes, para o planejamento e gestão territorial participativa adaptada as suas realidades, em torno de um dos maiores problemas socioambientais contemporâneos: os resíduos descartados. Espera-se assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do meio ambiente de diferentes localidades.

Publicado

2017-08-13