ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DO AQUECIMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DE UM AQUECEDOR SOLAR FEITO COM MATERIAL RECICLÁVEL

  • Maiara Stein Wünsche Universidade do Vale do Itajaí http://orcid.org/0000-0002-8617-2457
  • Nadine Rech Medeiros Serafim Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafaela Picolotto Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

O Projeto Aquecedor Solar com Materiais Recicláveis criado pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Universidade do Vale do Itajaí, teve como objetivo analisar a viabilidade técnica do aquecimento de água através de um aquecedor solar construído com materiais recicláveis. Para isso, foram feitas as análises do potencial de aquecimento da água através de medições de temperatura dentro e fora do aquecedor, e avaliação da aceitação das pessoas por meio de fichas de avaliação do projeto. Os resultados foram positivos pois foi possível realizar a confecção do aquecedor solar com materiais recicláveis e o potencial de aquecimento da água foi eficiente nos dias de medição. Após apresentação do projeto em escolas e grupos interessados, no intuito de disseminar a técnica envolvida na elaboração e confecção do aquecedor, teve como resultado uma aceitação de 5,4% por parte das pessoas que tiveram contato com o projeto para replicá-lo em suas unidades de ensino de Itajaí./SC. A viabilidade técnica é possível pois o aquecedor solar é construído a partir do reaproveitamento de materiais que deixaram de ser destinados de maneira ineficiente ou incorreta.

Palavras-chave: Resíduo; Reaproveitamento; Aquecedor Solar.

Biografia do Autor

Maiara Stein Wünsche, Universidade do Vale do Itajaí
Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Itajaí; Bolsistas do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos Sólidos.
Nadine Rech Medeiros Serafim, Universidade do Vale do Itajaí
Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Itajaí; Bolsistas do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos Sólidos.
Rafaela Picolotto, Universidade do Vale do Itajaí
Professora Mestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Itajaí; Responsável pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos Sólidos.
Publicado
2018-06-27