UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR ADERSON PEREIRA DUTRA, MANAUS-AM, BRASIL
Resumo
A questão ambiental tem tido destaque após a Conferência de Estocolmo em 1972 e a partir deste evento leis, acordos, projetos e ações tem sido desenvolvidas em prol do meio ambiente. A escola é um importante meio para que a criança ao longo de seu desenvolvimento compreenda esta a relação entre homem e ambiente e seja um agente transformador na sociedade. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar atividades de educação ambiental utilizando resíduos sólidos, para alunos do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Manaus, identificando com os professores dos alunos participantes a percepção dos mesmos sobre a inserção desta temática na sala de aula na Escola Municipal Dr. Aderson Pereira Dutra no município de Manaus no estado do Amazonas. Utilizaram-se gincanas interativas, exposições de pintura e colagens de figuras, visitas nos ambientes internos da própria escola. Através das atividades identificou-se que a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida continuamente na Escola, pela Direção e Professores, pois o tema mostrou-se familiar aos alunos durante as abordagens, porém, as ações ambientais podem ser mais frequentes e efetivas. É necessária a ampliação de atividades como palestras, passeios em bosques, institutos ou reservas ambientais.
Palavras-chave: Ensino; Meio Ambiente; Interdisciplinaridade.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais