O DIÁLOGO TEMATIZADO E O EDUCADOR SOCIAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL

Autores

  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Léia Aparecida Veiga Universidade Estadual de Londrina
  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A educação ambiental deve ser um processo permanente, não se limitando a apenas uma única oficina. Com isso, no decorrer das atividades juntos aos educandos instituição filantrópica Casa do Caminho de Londrina, verificou-se a importância da formação dos educadores sociais da instituição no campo de educação ambiental para dar continuidade as oficinas realizadas por voluntários na instituição. Em especial foi trabalhado com os educadores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e o tema resíduos sólidos como problemática principal. Objetivou-se com este trabalho refletir sobre o potencial do diálogo tematizado como forma de formação continuada de educadores sociais que atuam em espaços não-formais de educação ambiental. Para tanto foram utilizados procedimentos metodológicos primários e secundários.

Palavras-chave: Educação ambiental não; Diálogo tematizado; Resíduos sólidos urbanos.

Biografia do Autor

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Londrina, bolsista CAPES. Aluna da especialização em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências- FATEC. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Educação Ambiental. Professora convidada do curso de especialização em Direito Ambiental da Universidade Estadual de Londrina.

Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Geografia - Licenciatura 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Professora convidada no curso de Especialização em Ensino de Geografia/UEL. Áreas de interesse: Análise Ambiental e Resíduos sólidos; Produção do espaço urbano e gestão territorial; Indústria e trabalho; Indústria e Inovação (Schumpeter e Neoschumpeterianos); Planejamento urbano, Participação popular e políticas públicas; Ensino de Geografia nas séries iniciais; Geografia e Ensino; Formação Docente; Ensino Superior e Metodologias Ativas; Educação não formal; Educação Ambiental em espaços não-formais.

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2016). Aluno da Especialização em Economia Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Cursou a disciplina de Economia Ambiental e Ecologia como aluno especial do mestrado em Economia Regional-UEL (2017). Mestrando em Bioenergia pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Tem experiência em Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Monitoramento de Áreas Degradadas e Arborização Urbana. CREA-PR 166619/D

Publicado

2018-06-27