FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OFICINAS MECÂNICAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO- PR

  • Ana Luiza Forgiarini Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão
  • Joice Gnoatto Casanova Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão
  • Thays Leonardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão
  • Paula Regina Zarelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão

Resumo

A utilização de ferramentas da qualidade, pode auxiliar no diagnóstico de problemas e possíveis aperfeiçoamentos na gestão de uma empresa. As oficinas mecânicas, são empresas prestadoras de serviços de manutenção e reparação de veículos automotores que gera resíduos, considerada uma atividade potencialmente poluidora. Em virtude disso, este estudo tem por objetivo aplicar as ferramentas de qualidade nos processos de gerenciamento de resíduos, visando reduzir os impactos ambientais causados pelo empreendimento. O estudo de caso, foi realizado em uma oficina mecânica localizada no município de Pato Branco no Sudoeste do Paraná- BR. A metodologia, baseou-se no instrumento entrevista e análise documental, com isso aplicou-se as ferramentas da qualidade Diagrama de Ishikawa e 5W2H. Com estas ferramentas foi possível identificar as principais causas e soluções para os problemas diagnosticados, como também, classificar os resíduos gerados para melhor entendimento do processo de gestão da empresa. Percebe-se que a utilização de ferramentas da qualidade são eficientes métodos para se compreender o gerenciamento de resíduos sólidos e apontar melhorias na gestão, para que o processo ocorra de forma ambientalmente correta.

Palavras-chave: Ferramentas da Qualidade; Estudo de Caso; Gerenciamento de Resíduos; Oficinas mecânicas.

Publicado
2018-06-27