UMA FERRAMENTA PARA QUALIFICAR EMPREEDIMENTOS DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL COMO NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Geraldo José Virginio Grupo GAIA
  • Mari de Souza Pereira Grupo GAIA
  • Juliana Navea Grupo GAIA

Resumo

Negócios de Impacto são empreendimentos focados em gerar impacto social e ambiental positivo, operando por meio de um modelo financeiramente sustentável. Esses empreendimentos têm a missão explícita de gerar benefícios sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que proveem resultado financeiro positivo e de forma sustentável. O Programa ViraSer visa promover a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) com o foco na Cadeia produtiva da reciclagem e logística reversa, tendo em vista a inclusão socioprodutiva dos catadores de material reciclável em negócios inclusivos e de impacto social. Por meio de um conjunto de ações o Programa ViraSer desenvolve um processo de aceleração do desenvolvimento das associações e cooperativas de catadores de material reciclável como negócios de impacto, aplicando uma metodologia de intervenção em cinco fases monitoradas por uma ferramenta de gestão que monitora a evolução dos empreendimentos e as qualifica para gerar benefícios econômicos e sociais para seus trabalhadores e impacto socioambiental positivo para a sociedade.

Palavras-chave: Gestão Ambiental; Negócios de impacto social; Catadores de material reciclável.

Biografia do Autor

Geraldo José Virginio, Grupo GAIA

ECONOMISTA pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Moura Lacerda. Registrado no CORECON 2º Região SP, sob o nº. 21.878/2.

10 anos de experiência na cadeia produtiva de resíduos sólidos e reciclagem, coleta seletiva, logística reversa e gestão de Projetos de fortalecimento e desenvolvimento organizacional de empreendimentos de catadores.


Curso de Especialização em GESTÃO DE SISTEMAS DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA pela Universidade Federal de Minas Gerais e Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (2017/2018).

Publicado

2018-06-27