Edições anteriores

  • Garanta sua participação no mais importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos

    Anais do 10º Forum Internacional de Resíduos Sólidos
    2019

    O 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS foi realizado na cidade de João Pessoa (PB), nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2019. Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, contou com a correalização da Universidade Federal da Paraíba. O FIRS consolida-se como um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial. 

    O FIRS vai além do seu objetivo de apresentação de métodos, tecnologias, produção cientí­fica e boas práticas para a não geração, redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição ambientalmente adequada para os resíduos sólidos. Trata-se de um encontro para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida. Conta com a visão qualificada dos professores da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na construção de capacidades.

  • Anais do 9º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Período de realização: 13 a 15 de junho de 2018.

    Local de realização: auditório Mondercil Paulo de Moraes – Ministério Público Estadual – Porto Alegre, RS.

    Sobre o  9FIRS: http://firs.institutoventuri.org/pt/sobre-o-firs/sobre-o-9firs/encerramento-9firs.html

  • Anais do 8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    A oitava edição do Forum Internacional de Resíduos Sólidos – FIRS aconteceu no auditório da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, de 12 a 14 de junho de 2017.

    Estiveram presentes mais de 600 participantes, 19 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, com trabalhos que, além do Brasil, alcançaram a Espanha, Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Egito.

    De um total de 254 trabalhos inscritos, originados em 111 instituições, 217 foram aprovados pela Comissão Científica do Forum, composta por 75 integrantes de 20 diferentes instituições acadêmicas e profissionais. As mulheres representaram 65% de participação nos trabalhos científicos publicados.

  • Anais do 7º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Apresenta-se aqui os Anais dasétima edição do Forum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado de 15 a 17 de junho de 2016, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público, Porto Alegre.

    A busca de soluções para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos tem se constituído em desafio, tanto para o setor público como para o setor privado. Há preocupação, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, ar e recursos hídricos, bem como na compreensão dos mecanismos de biodegradação da massa de resíduos e sua influência nas mudanças climáticas e, por extensão, na vida das populações.

    Neste contexto, a valorização da produção científica e tecnológica na área ambiental, no sentido da prevenção, minimização, redução, reciclagem interna e externa de resíduos sólidos industriais e urbanos é fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade mundial.

  • Anais do 6º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    O conteúdo aqui exibido corresponde aos Anais do 6º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado de 10 a 13 de junho de 2015, no Parque Tecnológico de São josé dos Campos, em São Paulo.

    Além de promover a publicação de trabalhos científicos, fundamental para a inovação na busca de soluções para as questões socioambientais, o 6FIRS teve como objetivo contribuir para um melhor gerenciamento integrado de resíduos sólidos no setor privado, municípios e prestadores de serviços de limpeza pública, visto como aspecto-chave das questões de meio ambiente e saúde pública.

  • Anais do 5º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Apresenta-se aqui os Anais do 5º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, que aconteceu na semana do meio ambiente no campus da UNISINOS, em São Leopoldo/RS, de 4 a 5 de junho de 2014.

    A quinta edição do FIRS teve como objetivo difundir e aprofundar conhecimentos nas áreas de tecnologias para reciclagem, tratamento e disposição de resíduos, visando contribuir com as políticas que buscam o desenvolvimento sustentável.

    Segundo o Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Moraes, Decano da Escola Politécnica da Unisinos e Coordenador Acadêmico do 5FIRS, o Brasil precisa urgentemente consolidar a sua própria política de gestão de resíduos sólidos no sentido de que estes excedentes evoluam conceitualmente como materiais de alto valor agregado, seja para voltarem aos processos de origem, seja para se recuparar valor em termos dos materiais neles embutidos, seja na sua adição ou substituição de recursos naturais não renováveis em diversos produtos industriais, assim como na sua aplicação como biomassa para geração de energia.

  • Anais do 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Aqui são apresentados os Anais do 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público, em Porto Alegre, de 22 a 24 de julho de 2013.

    A quarta edição do FIRS consolidou-se como um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre o tema resíduos. Apresentou uma visão ampla do assunto, abrangendo desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial. Teve como principal meta contribuir para a criação de um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, bem como estimular a consolidação de um mercado de reciclagem e recuperação de resíduos, transformando estes em valor e incorporando a difusão de políticas e programas que promovam relações comerciais sustentáveis.

    Para a Coordenadora Acadêmica do 4FIRS e vice-Coordenadora do Lacis/FAU/CDS/FGA-UnB, Profª Drª Maria Vitória Ferrari, criar Foruns de estudo, reflexão, compartilhamento e disseminação de tecnologias, experiências e conhecimento, e que incluam o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor é a Academia, em busca de soluções de curto, médio e longo prazo para a gestão de resíduos sólidos é uma iniciativa do Instituto Venturi de grande valor para a sociedade brasileira.

  • Anais do 3º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Aqui são apresentados os Anais do 3º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado no Salão de Convenções do Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS, de 13 a 15 de junho de 2011.

    O sucesso das edições anteriores, que contou com expressões mundiais na questão ambiental, deu aos organizadores a certeza da importância da continuidade do Forum, apontando a necessidade da promoção de um espaço onde as diversas partes interessadas da cadeia de gerenciamento de resíduos possam fomentar seus projetos e estabelecer novos negócios.

  • Anais do 2º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    O conteúdo aqui exibido corresponde aos Anais do 2º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, que foi realizado em Porto Alegre, de 8 a 10 de julho de 2009, na sede da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

    Tendo como objetivo dar continuidade as discussões sobre o tema resíduos sólidos, iniciadas no 1º Forum e de  provocar uma reflexão sobre as causas da existência dos resíduos sólidos, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

    Os organizadores esperam que este conteúdo ajude a estimular e a divulgar  a produção científica dos autores, bem como, oportunizar aos demais participantes do Forum o acesso a pesquisa de boa qualidade.

  • Anais do 1º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

    Aqui são apresentados os Anais do 1º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, realizado na sede da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, de 17 a 19 de maio de 2007.

1-10 de 11