ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DE CATADORES (AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Autores

  • Pedro Prando da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumo

O desenvolvimento regional sustentável representa uma forma de alcançar o crescimento econômico com o aumento da igualdade social e preocupação ambiental. O empreendedorismo social procura, além de produzir bens e serviços para a comunidade regional, contribuir com a busca de soluções para problemas sociais e de inclusão. Neste cenário, o presente artigo objetiva identificar o perfil socioeconômico de catadores de materiais recicláveis, como instrumento de apoio ao empreendedorismo social e análise de indicadores sociais. Por meio de pesquisa descritiva, foi realizado um estudo de caso com delineamento não experimental e corte transversal, a amostra da pesquisa considerou os (as) catadores (as) de materiais recicláveis da Associação dos Catadores de Papel de Francisco Beltrão – ASCAPABEL - Paraná. Esses (as) trabalhadores (as) informais, são especialmente importantes para a redução da quantidade de resíduo doméstico coletado nos municípios, incluindo nas discussões, a contribuição ambiental destes (as) profissionais. Os principais resultados do estudo identificam um conjunto de indicadores sociais para garantir aproximação com a realidade social do público escolhido. Sob tal análise, percebeu-se que a maior parte dos (as) colaboradores (as) são do gênero feminino, encontram-se entre 41 a 60 anos, autodeclaram-se negros ou pardos e possuem uma classificação socioeconômica de nível baixo, dentro da escala do instrumento.

Biografia do Autor

Pedro Prando da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Autores:

Pedro Prando da Silva1(pedro.prando96@gmail.com), Paula Regina Zarelli1(przareli@utfpr.edu.br), Karine Stangherlin1(karyne_stangherlin@hotmail.com)

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Publicado

2019-06-14