DIAGNÓSTICO E PROPOSTA PRELIMINAR PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM GRANDE CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM – RN

Autores

  • Gabriela Thaise de Medeiros França Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Resumo

Ao longo do tempo, um número cada vez maior de pessoas está migrando para condomínios residenciais, tal tendência deu origem a centros geradores de resíduos sólidos urbanos. Nesse contexto, ações de gerenciamento desses resíduos, são ferramentas fundamentais em locais como esses. O estudo de caso objetivou diagnosticar a situação atual de gerenciamento de resíduos sólidos em um grande condomínio no município de Parnamirim - RN, bem como propor soluções a fim de melhorá-lo, no período de 11/07/2017 a 25/11/2017. Para este estudo foi realizado: embasamento teórico, caracterização da área de estudo, aplicação de três questionários (no qual a amostra de um deles se limitou por Saturação Teórica) e levantamento quantitativo de todo o resíduo gerado no condomínio. A partir da observação do gerenciamento atual dos resíduos, foram identificados alguns pontos que necessitam de adequação. Dessa forma, foram propostos procedimentos a serem adotados nas etapas de segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte interno e externo, tratamento e disposição final dos resíduos, bem como três programas que visam beneficiar ainda mais o gerenciamento de resíduos no local. Portanto, essa proposta preliminar do gerenciamento integrado de resíduos, uma vez posta em prática, possibilitará melhorias para adequação do local às exigências legais, além de promover ações de educação continuada. Além disso, este documento servirá de base para auxiliar na futura elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o qual é uma ferramenta imprescindível para promover a harmonização entre o empreendimento, o meio ambiente, seus moradores e usuários em toda área de entorno.

Biografia do Autor

Gabriela Thaise de Medeiros França, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Gabriela Thaise de Medeiros França1 (gabi_thaisemf@yahoo.com.br), José Beldson Elias Ramos1 (beldson.elias@ifrn.edu.br), Denilza da Silva do Nascimento2 (denilzans@gmail.com)

1 Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

2 Universidade Estácio de Sá

Publicado

2019-06-14