VARIABILIDADE DIURNA E SAZONAL DE ELEMENTOS CLIMÁTICOS NO NORDESTE PARAENSE

Autores

  • Ana Karla dos Santos Pontes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Joyse Tatiane Souza dos Santos Universidade Federal do Pará(UFPA)
  • Paulo Vinícius Caldas da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ismael Ramalho da Costa Soares Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Adriano Marlisom Leão de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

Localizada na região nordeste paraense, no município de Salinópolis, a Vila de Cuiarana sofre influência de eventos climáticos como a Zona de Convergência Intertropical, Linhas de instabilidade e Brisa Fluvial. Tais eventos são responsáveis pelas características climatológicas da região. Variáveis como a precipitação, a temperatura e a velocidade do vento são capazes de caracterizar o clima lá encontrado a partir da relação entre as variáveis. Por conta disso, o objetivo desse estudo é analisar os ciclos diurnos considerando também dados climatológicos de precipitação. Foram utilizadas informações provenientes da Estação meteorológica automática instalada em uma torre micrometeorológica de 12 m de altura, localizada dentro da área do sítio experimental da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), durante o ano de 2011. A principal responsável pela variabildade diurna e sazonal encontrada foi a  interação atmostera-superfície, modelando o clima na região amazônica. Essa interação leva em consideração o gradiente de temperatura e pressão gerado entre a superfície terrestre e a superfície do mar, já que se trata de área costeira. Além disso, muitas anomalias foram observadas nos dados climatológicos de precipitação, o que é justificado pela interferência de eventos climáticos dada a localização da área.

Biografia do Autor

Ana Karla dos Santos Pontes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic - CNPq em Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas.

Joyse Tatiane Souza dos Santos, Universidade Federal do Pará(UFPA)

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA.

Paulo Vinícius Caldas da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic - CNPq em Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas.

Ismael Ramalho da Costa Soares, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de Engenharia Ambiental e energias renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bolsista Pibic - UFRA.

Adriano Marlisom Leão de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, e membro (autor colaborador) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC).

Publicado

2017-06-20