UTILIZAÇÃO DE JARDIM VERTICAL PARA CONFORTO TÉRMICO E HARMONIA PAISAGISTICA NO BLOCO DE SALAS DE AULA SUL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Alice Soares de Santana

Resumo

Devido ao grande fluxo de alunos e servidores na Universidade de Brasília, o conforto ambiental é um fator determinante para a qualidade de vida dos mesmos. A partir da observação da temperatura interna de um Bloco de Salas de Aula Sul (BSA-Sul) na Universidade de Brasília – UnB, e da análise das soluções tradicionais que são aplicadas para melhorar o conforto térmico para os usuários, adotou-se o conceito de parede verde como solução sustentável, de menor consumo de energia e com a adoção de uma estrutura harmônica e atrativa. A parede verde é um bom regulador térmico em climas tropicais devido a presença de substrato que contribui de forma mais efetiva na transformação da radiação solar em calor latente, por meio da evapotranspiração, proporcionando um melhor conforto térmico devido a redução da temperatura do local. O presente estudo teve como objetivo propor uma solução para as altas temperaturas alcançadas no ambiente interno do BSA visando técnicas sustentáveis e que também propiciassem a redução dos custos de energia do edifício. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as soluções existentes e ainda um estudo sobre sua aplicabilidade. Neste sentido, a escolha dos edifícios se deu pela análise de sua implantação, insolação das fachadas e ainda pelas estratégias arquitetônicas utilizadas em cada um deles. Após a escolha, uma pesquisa foi realizada sobre a melhor estrutura a ser utilizada no edifico de forma a otimizar os resultados e ainda buscando um design atrativo para a comunidade acadêmica. O resultado foi a elaboração de projeto de intervenção no BSA-Sul da UnB por meio da utilização de softwares como o AutoCad, Sketchup e Lumion.

Biografia do Autor

Alice Soares de Santana

Alice Soares de Santana[1](alicesoaresdesantana@gmail.com), Elisa Sayure Tanima de Holanda¹ (elisasayure@gmail.com), Isabella Maria Martins Fernandes¹ (isabellamariamartinsf@gmail.com), Maína Sevioli De Camargo¹ (maina.camargo@gmail.com), Pedro Henrique Zuchi da Conceição (pedrozuchi@unb.br)¹

¹Universidade de Brasília