COLETA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO

Autores

  • Tiago Souza Clemente Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre a gestão dos resíduos sólidos no município de Rio Tinto-PB, identificando as formas de geração, coleta, destinação e suas consequências para o meio ambiente. Sendo assim, os dados relacionados aos estabelecimentos privados foram coletados através de visita "in loco", como também registros fotográficos, com finalidade de registrar os resíduos sólidos nas suas etapas de geração, coleta e destinação.  Portanto os dados mostram que os resíduos sólidos produzidos no município de Rio Tinto-PB são através de três pontos que são; domésticos, estabelecimentos comerciais (escolas) e fontes especiais (hospitais). De acordo com os dados coletados no município, foi possível constatar que tanto a zona rural quanto a zona urbana não há coleta seletiva. Onde os mesmos são levados e descartados para um lixão a céu aberto, nos limites do mesmo município. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciaram uma maior geração de resíduos sólidos nas residências, concluiu-se ainda que, a forma de coleta e destinação dos resíduos sólidos é inadequada, mesmo com um ponto muito positivo que é a coleta de resíduos na zona rural. Ficou vidente nesta pesquisa que se faz necessário um planejamento mais direcionado para corrigir ou minimizar esta problemática,

Por fim, identificou-se que o lixão a céu aberto além de ser uma forma de disposição inadequada, está localizado em uma região com diversos elementos naturais de grande importância.

Biografia do Autor

Tiago Souza Clemente, Universidade Federal da Paraíba

Tiago Souza Clemente1 (tiagoclemente288@gmail.com), Yuri Vasconcelos de Araújo2(yurivasconcelosrt@gmail.com), Gislaine da Silva Alves3 (gislaynnealves13@gmail.com), Jessica Mendes da Silva³(jessykasilva592@gmail.com), Iara dos Santos Medeiros⁴ (iara.s.medeiros@hotmail.com)

1 Universidade Federal da Paraíba

2 Universidade Federal da Paraíba

3 Universidade Federal da Paraíba

4 Universidade Federal da Paraíba