COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Educação Ambiental no Ensino de Ciências, utilizando a Compostagem como tema gerador de conhecimento e ferramenta para aprendizagem significativa. Ele foi realizado no Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba-PR, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências. A construção do conhecimento cientÃfico através das aulas favoreceu novas perspectivas aos alunos com o desenvolvimento do senso crÃtico, analÃtico dos mesmos. A pesquisa foi qualitativa e participante a qual se iniciou com aplicação de questionário prévio sobre a Compostagem, conduzido para aproximar a teoria à prática, de forma contextualizada. Posteriormente, foram realizadas aulas expositivas, dialogadas com rodas de conversas trabalhando temas relacionados aos resÃduos orgânicos, aula prática da técnica da Compostagem na horta da escola e uma visita guiada ao Aterro Sanitário de Curitiba. Observou-se na aplicação da sequência didática uma interação e inter-relação de aprendizagem para desenvolver um pensamento crÃtico e analÃtico além da sensibilização dos alunos envolvidos, tendo a escola como espaço de influência na formação do estudante cidadão.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais