Educação para responsabilidade sócio-ambiental no Ensino de Engenharias Automotiva, Eletrônica, Energia e Software na Faculdade UnB Gama

Autores

  • Maria Vitória D. Ferrari Tomé LACIS/FAU/CDS/FGA-UnB

Resumo

Qual a relevância do ensino de meio ambiente em cursos de graduação em engenharia para o exercício da atividade profissional? Quais os requerimentos de mercado em termos de responsabilidade ambiental e social para engenheiros? Estas questões levaram à concepção de um método de pesquisa aplicada na disciplina de Engenharia e Ambiente, comum aos cursos de graduação em Engenharia de Energia, Eletrônica, Software e Automotiva, da Faculdade UnB Gama. Como cenário foi escolhida a cadeia de resíduos sólidos urbanos, por se tratar de um tema que afeta diretamente os alunos de todos os cursos, pessoal e profissionalmente, pela possibilidade de desenvolver uma visão sistêmica, comparar ciclos naturais e a linearidade dos sistemas de produção, pela oportunidade criada pela recém publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela possibilidade de analisar „soluções de engenharia‟ que estão envolvidas, tanto no processo produtivo, como no requerimento da logística reversa prevista por esta legislação. A pesquisa aplicada foi realizada por alunos reunidos em grupos, trabalhando temas como resíduos da construção, celulares, monitores de computador, automotivos, hospitalares, papel, óleo vegetal e couro, na região administrativa do Gama. Os passos metodológicos incluíram: elaboração de projeto, pesquisa bibliográfica, diagnóstico de campo para análise do problema e proposta de soluções e elaboração de relatório final. O processo foi monitorado semanalmente pelos professores por meio de entrega de cronograma semanal de atividades, reuniões com os líderes e avaliação escrita para verificar o cumprimento das etapas. Os dados e informações produzidas e o relatório final serão divulgados no Observatório de Resíduos do LACIS/FAU/CDS/FGA-UnB (www.residuos.reciclaveis.unb.br).

Publicado

2017-08-12