A Percepção Ambiental como Instrumento de definição de estratégias para o PGIRS do IFPB, Câmpus João Pessoa
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaÃba (IFPB), Câmpus João Pessoa, na condição de estabelecimento de ensino, no qual desenvolve não apenas atividades didáticas como também abriga diversos setores que atendem a comunidade externa, é um gerador potencial de resÃduos sólidos. Nesse sentido, em 2007, foi implantado o Programa de Gestão Integrada dos ResÃduos Sólidos (PGIRS) do IFPB com o objetivo de cumprir as determinações da legislação vigente e diminuir o impacto negativo causado pelo descarte de resÃduos sólidos no meio ambiente. Sabemos que um sistema de tal porte não pode manter-se sozinho sem devida manutenção; por isso, o presente trabalho propõe-se a analisar as atuais condições em que se encontra o PGIRS do IFPB - Câmpus de João Pessoa, comparando o seu funcionamento na prática com o que foi previsto em seu respectivo Plano de Gestão em 2007, no intuito de contribuir para o seu aprimoramento. A metodologia consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e de campo e da realização de um questionário com alunos da Instituição, no intuito de se conhecer como alunos interagem com o PGIRS do IFPB. Os estudos de percepção ambiental realizados indicaram que os alunos possuem a consciência da correta destinação final de resÃduos e do papel da comunidade nesse processo, porém, não sabem da existência de um plano de gestão de resÃduos na Instituição.Publicado
2017-08-13
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Artigos FIRS
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais