A Percepção Ambiental como Instrumento de definição de estratégias para o PGIRS do IFPB, Câmpus João Pessoa

Autores

  • Gabriel Brandão de ASSIS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB
  • Sinara Cybelle Turíbio SILVA-Nicodemo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Câmpus João Pessoa, na condição de estabelecimento de ensino, no qual desenvolve não apenas atividades didáticas como também abriga diversos setores que atendem a comunidade externa, é um gerador potencial de resíduos sólidos. Nesse sentido, em 2007, foi implantado o Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PGIRS) do IFPB com o objetivo de cumprir as determinações da legislação vigente e diminuir o impacto negativo causado pelo descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. Sabemos que um sistema de tal porte não pode manter-se sozinho sem devida manutenção; por isso, o presente trabalho propõe-se a analisar as atuais condições em que se encontra o PGIRS do IFPB - Câmpus de João Pessoa, comparando o seu funcionamento na prática com o que foi previsto em seu respectivo Plano de Gestão em 2007, no intuito de contribuir para o seu aprimoramento. A metodologia consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e de campo e da realização de um questionário com alunos da Instituição, no intuito de se conhecer como alunos interagem com o PGIRS do IFPB. Os estudos de percepção ambiental realizados indicaram que os alunos possuem a consciência da correta destinação final de resíduos e do papel da comunidade nesse processo, porém, não sabem da existência de um plano de gestão de resíduos na Instituição.

Publicado

2017-08-13