Gerenciamento de Resíduos Gerados em Atividades e Serviços Relacionados às Instalações Administrativas de uma Operadora de Telefonia Móvel

Autores

  • Rose M. S. BRAVO Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Sirney SILVEIRA Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Roberto P.B. SILVA Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Luis E.P. KAWABATA Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Iran L. Gonçalves Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Camila S. de A. AVANCINI Telefônica VIVO

Resumo

O gerenciamento de resíduos gerados em atividades e serviços relacionados as instalações administrativas de uma operadora de telefonia móvel (VIVO), iniciou-se em julho de 2011 e teve duração de 18 meses. Esse projeto foi criado para desenvolver procedimentos, orientar colaboradores, qualificar fornecedores e propor medidas tecnicamente corretas e seguras para o descarte de resíduos, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Assim, foram realizadas visitas aos sites para diagnóstico e quantificação dos resíduos, como também avaliação das infraestruturas. Foram planejadas as atividades, treinamentos, auditorias e fluxo de gestão para posterior implantação. Na última fase, foram acompanhadas as operações de coleta, transporte, armazenamento, descaracterização e destinação final dos resíduos gerados e monitorados os dados levantados. Com os dados levantados por meio de uma plataforma online, desenvolvida pelo CPqD, foi possível propor empresas auditadas e qualificadas, para o encaminhamento dos resíduos gerados pela VIVO, tanto para transporte, como destinação final e iniciar a criação de uma cultura organizacional de segregação dos resíduos, não somente para reduzir a quantidade, mas também para o não desperdício.

Publicado

2017-08-13