Gerenciamento de ResÃduos Gerados em Atividades e Serviços Relacionados à s Instalações Administrativas de uma Operadora de Telefonia Móvel
Resumo
O gerenciamento de resÃduos gerados em atividades e serviços relacionados as instalações administrativas de uma operadora de telefonia móvel (VIVO), iniciou-se em julho de 2011 e teve duração de 18 meses. Esse projeto foi criado para desenvolver procedimentos, orientar colaboradores, qualificar fornecedores e propor medidas tecnicamente corretas e seguras para o descarte de resÃduos, atendendo à s diretrizes da PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos (PNRS). Assim, foram realizadas visitas aos sites para diagnóstico e quantificação dos resÃduos, como também avaliação das infraestruturas. Foram planejadas as atividades, treinamentos, auditorias e fluxo de gestão para posterior implantação. Na última fase, foram acompanhadas as operações de coleta, transporte, armazenamento, descaracterização e destinação final dos resÃduos gerados e monitorados os dados levantados. Com os dados levantados por meio de uma plataforma online, desenvolvida pelo CPqD, foi possÃvel propor empresas auditadas e qualificadas, para o encaminhamento dos resÃduos gerados pela VIVO, tanto para transporte, como destinação final e iniciar a criação de uma cultura organizacional de segregação dos resÃduos, não somente para reduzir a quantidade, mas também para o não desperdÃcio.Publicado
2017-08-13
Edição
Seção
Artigos FIRS
Instituto Venturi Para Estudos Ambientais