DETERMINAÇÃO DA VAZÃO IDEAL DE CAPTAÇÃO (m3/h) DE GÁS METANO EM DRENOS HORIZONTAIS DE UM ATERRO SANITÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Eliana Dantas Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza

Resumo

A pesquisa objetivou determinar as condições ótimas de captação de metano (m3/h) em três drenos horizontais do Aterro Sanitário de Caucaia-CE a partir de ajustes e testes na pressão de sucção, vazão e qualidade dos gases. No dreno PH335, a maior concentração de metano (63,6%) ocorreu com a válvula do cabeçote aberta a 25%, ou seja, trabalhando com -1,5 mb de pressão e captando 41,0 m3/h. Acima de 25%, a concentração de metano diminui e mais contaminantes (oxigênio, nitrogênio e outros gases) entram no dreno, prejudicando a qualidade do sistema de aproveitamento. No dreno PH361, a maior concentração de metano (61,4%) ocorreu com a válvula aberta a 75 e 100%, ou seja, sob -5,9 e -7,1 mb de pressão e captando 86,1 e 92,2 m3/h respectivamente. Diferentemente do dreno anterior, a progressiva abertura da válvula nesse dreno não arrasta contaminantes. No dreno PH363, a maior concentração de metano (55,3%) ocorreu com a válvula aberta a 75%, ou seja, a -8,2 mb de pressão e captando 52,2 m3/h. Quanto mais aberta a válvula mais contaminantes entram nesse dreno. Esses dados mostram que: (1) cada dreno possui características únicas, exigindo controle de vácuo específico, (2) a qualidade dos gases captados depende da localização do dreno, (3) as variações observadas podem significar mudanças nas condições de campo, na composição real dos resíduos, nos teores de umidade, no nível de compactação e na temperatura, entre outros parâmetros.

Biografia do Autor

Eliana Dantas Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza

Autores:

Eliana Dantas Ribeiro1(elianadtr@hotmail.com), Francisco Carlos Henrique Pio de Oliveira1(franciscocarloshpo@gmail.com), Samara Castro Freire1 (sosamara505@gmail.com), Gemmelle Oliveira Santos1(gemmelle@ifce.edu.br), Roberto Antônio Cordeiro da Silva2(roberto@det.ufc.br)

 

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza

2Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici

Publicado

2019-06-14