UTILIZAÇÃO DE UM HUMBOLDT GEOGAUGETM NA DETERMINAÇÃO DA RIGIDEZ DO SOLO DE COBERTURA DE UM ATERRO SANITÁRIO

Autores

  • Samara Castro Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Resumo

Essa pesquisa utilizou um equipamento chamado Humboldt GeoGaugeTM, muito aplicado na avaliação da qualidade da compactação dos solos em obras de engenharia civil, para medir a rigidez da camada de cobertura (bermas e talude) de uma parte do maior Aterro Sanitário do Estado do Ceará, mas em processo de encerramento da sua vida útil. Foram escolhidos nove locais, sendo três na berma inferior, três no talude e três na berma superior. Em cada ponto foram extraídas três leituras da rigidez do solo e do módulo de deformação para obtenção de uma média. Os resultados mostraram que as bermas são mais rígidas que o talude, indicando uma maior e menor compactação do solo, respectivamente. Cinco pontos foram classificados como fracamente rígidos (k < 10 MN/m) e os outros quatro pontos como rígidos (10 MN/m > k < 12,96 MN/m). Tais resultados foram discutidos no contexto de outros importantes parâmetros do aterro estudado: teor de umidade do solo e dos resíduos, presença de gases, permeabilidade e granulometria dos solos, presença ou ausência de fissuras/trincas sobre a cobertura, considerando diversas abordagens da literatura. O Humboldt GeoGaugeTM mostrou-se extremamente viável e adequado para a medição da rigidez dos solos da camada de cobertura do aterro sanitário em questão, abrindo - inclusive - novas linhas de investigação para a engenharia sanitária e ambiental e, principalmente, para o controle geotécnico desses empreendimentos.

Biografia do Autor

Samara Castro Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Autores:

Samara Castro Freire1 (sosamara505@gmail.com), Francisco Carlos Henrique Pio de Oliveira1(franciscocarloshpo@gmail.com), Eliana Dantas Ribeiro1 (elianadtr@hotmail.com), Gemmelle Oliveira Santos1 (gemmelle@ifce.edu.br), Roberto Antônio Cordeiro da Silva2 (roberto@det.ufc.br)

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza2Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici

Publicado

2019-06-14