A GESTÃO AMBIENTAL APLICADA AO CARNAVAL DE OLINDA, PLANEJAMENTO, AÇÕES E RESULTADOS DA COOCENCIPE – COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLADOS

Autores

  • Felipe Melo Meireles Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

Resumo

Os municípios brasileiros vivenciam diariamente inúmeros problemas, dentre estes e talvez um dos mais difíceis de resolver pela complexidade, são as questões que envolvem o lixo. Diariamente são destinados incorretamente pelos municípios milhares de toneladas de resíduos, observa-se claramente que a falta de planejamento e gestão ambiental municipal agrava a solução desses problemas. Em épocas de festa como Carnaval, São João e Natal esses problemas tomam proporções maiores pelo volume de pessoas que migram para outras cidades em busca de diversão e lazer, em contra partida, as cidades muitas vezes não estão preparadas para receber este quantitativo extra de pessoas que consomem, degradam e geram mais resíduos para o município acolhedor. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o planejamento, as ações e a gestão ambiental aplicada pela COOCENCIPE – Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados durante os quatro dias de carnaval no município de Olinda/PE no ano de 2019, demonstrando possibilidades e soluções de baixo custo que podem auxiliar o planejamento urbano da coleta na cidade.

Biografia do Autor

Felipe Melo Meireles, Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

Autores:

Felipe Melo Meireles1(felipemelomeireles@gmail.com), Elysama Iluska de Almeida2(elysamailuska@gmail.com), Rodrigo Cézar Nóbrega de Lima3(rodrigonobrega133@gmail.com)

1 Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

2 Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO

3 Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

Publicado

2019-06-14