PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO AMAZÔNICA QUANTO À GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Aline Ramalho Dias de Souza PPGEC – UNISINOS

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção de universitários da Região Amazônica acerca da gestão de resíduos sólidos assim como suas ações, fazendo uma leitura quanto à educação ambiental sustentável. A educação ambiental sustentável tem por objetivo principal incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no processo de ensino aprendizagem, bem como com sua metodologia fazer que cada pessoa reflita e possa assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino aprendizagem. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa, sendo a metodologia utilizada para o alcance do objetivo proposto, subdividida entre revisão de literatura da temática em estudo e coleta de dados primários realizada por meio de questionário aplicado a 158 universitários de um Centro Universitário da Região Amazônica, que configurou a amostra da pesquisa. A coleta foi realizada durante um workshop que abordou e discutiu a responsabilidade dos integrantes da cadeia quanto a gestão dos resíduos sólidos. Os resultados revelaram que 72% dos universitários considera acima da média seu nível de conhecimento quanto a educação ambiental e essa percepção está alinhada com ações sustentáveis realizadas por eles em seu dia a dia. Concluiu-se ao final do estudo que as ações dos universitários estão relacionadas à educação ambiental sustentável, contudo, aquelas ações consideradas não sustentáveis, podem ser justificadas pela falta de ambiente que propicie torna-las mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Aline Ramalho Dias de Souza, PPGEC – UNISINOS

Aline Ramalho Dias de Souza1 (aline.souza@saolucas.edu.br), Carlos Alberto Mendes Moraes2(cmoraes@unisinos.br), Maria Aparecida Lopes Urgal1 (maria.urgal@saolucas.edu.br), Luciana Paulo Gomes2(lugomes@unisinos.br), Marcos Vinícius Moreira3 (marcos.moreira@saolucas.edu.br ), Regina Célia Espinosa Modolo2(reginaem@unisinos.br), Solange Mendes Garcia1 (solange.garcia@saolucas.edu.br), Luis Alcides Schiavo Miranda2 (lalcides@unisinos.br).

¹Doutoranda do PPGEC - UNISINOS e Docente Centro Universitário São Lucas

2Docente PPGEC – UNISINOS

3Mestrando do PPGEC - UNISINOS

Publicado

2019-06-14