COMPOSTAGEM DESCENTRALIZADA – UMA TECNOLOGIA APROPRIADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Vitor Tonzar Chaves Universidade de São Paulo - Escola Politécnica http://orcid.org/0000-0002-8106-5732
  • Ronan Cloeber Contrera Escola Politécnica (USP) – PHA Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Resumo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos institui que apenas rejeitos devem ser encaminhados para aterros, de maneira que a  fração orgânica deve ser tratada, como por exemplo, com a compostagem. O composto orgânico obtido pode ser utilizado para o fomento à agricultura orgânica e agroecológica, assim como para programas de recuperação de áreas degradadas. Contudo, para que seja possível a promoção desse tipo de política intersetorial, é fundamental que o composto obtido no processo possua características adequadas para o uso agrícola, tais como: ausência de patógenos, de materiais inertes e de metais pesados. A fim de analisar se a compostagem descentralizada é apropriada a essa finalidade, esse trabalho apresenta uma revisão de casos de compostagem encontrados na literatura. São analisadas as experiências das  Unidades de Triagem e Compostagem (UTCs), sem coleta seletiva, e posteriormente, dos pátios descentralizados com segregação adequada na fonte. Deseja-se identificar fatores que contribuíram tanto para o fracasso das UTCs, quanto para o sucesso dos pátios descentralizados. A partir disso, almeja-se fornecer subsídios teóricos para elaboração de políticas públicas e pesquisas no setor. Conclui-se que os pátios descentralizados de compostagem em leiras estáticas de aeração passiva, com segregação na fonte, são tecnologias apropriadas para a implementação efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A coleta seletiva adequada da fração orgânica e as ações de educação ambiental com o intuito de conscientizar e instruir a população são identificados como fatores cruciais para seu sucesso. No mais, são feitas proposições ao poder público para que as políticas de compostagem sejam ampliadas.

Biografia do Autor

Vitor Tonzar Chaves, Universidade de São Paulo - Escola Politécnica

Estudante de Mestrado no programa de pós-graduação em engenharia hidráulica e ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tema da dissertação: "Saneamento Ecológico - Um paradigma tecnológico para a universalização do acesso"

Participa desde 2013 de projetos de extensão universitária nas áreas de saneamento ecológico, tecnologias sociais e agroecologia, a partir de metodologias participativas que visam promover a mobilização social.

Publicado

2017-06-20