ESTUDO DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES EDUCACIONAIS VISANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Resumo
Tendo em vista a tendência atual de projetar edificações sem considerar adequadamente o clima do local, o consumo de recursos energéticos e naturais tem se amplificado de maneira preocupante. Com isso, o uso intenso de sistemas artificiais nas edificações tem acarretando um grande aumento do consumo, para alcance de Ãndices de conforto recomendada pela NBR 15:215-4:2005. Propondo verificar a disponibilidade de iluminação natural e os impactos no projeto de iluminação artificial, os quais podem levar a um consumo energético exacerbado, o presente estudo avaliou este desempenho com enfoque na autonomia da iluminação natural em salas de aulas do bloco do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, localizado na Universidade Federal da ParaÃba, João Pessoa – ParaÃba. Com intuito de compreender o impacto do consumo energético dessas edificações, diante da caracterização bioclimática, foi realizado um levantamento in loco da disponibilidade de iluminação natural no interior de salas, simulação computacional das condições nos equinócios e nos solstÃcios (verão e inverno) e, por fim a análise do consumo energético visando à eficiência energética do sistema de iluminação artificial e redução da pegada de carbono. Como resultados da intervenção proposta, o impacto ocasionado no consumo energético foi suficiente para garantir a viabilidade operacional nas salas de aula, bem como para uma redução de cerca de 64% do total por mês da iluminação artificial e 38% de CO 2-eq/ ano consumida no local.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais