REUTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS COMO MOBILIÁRIO DE EQUIPAMENTOS URBANOS E COMUNITÁRIOS NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE

Autores

  • Amaury Gouveia Pessoa Neto Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEMAG/PMJG)

Resumo

O avanço da tecnologia, aliado ao aumento populacional tem levado a sociedade à geração de resíduos sólidos urbanos de forma proporcional. Tais resíduos, se descartados de maneira irregular, causam danos ao meio ambiente e trazem risco à saúde da população, por exemplo.  Sendo o setor automobilístico um dos que mais apresentou desenvolvimento, os pneus tornaram-se alvo de preocupação, principalmente pela dificuldade de controlar seu descarte. Nesse sentido, a reutilização de resíduos, tais como os pneus inservíveis, configura-se como uma maneira de reduzir significativamente a poluição e minimizar os danos causados ao meio ambiente. O objetivo desse trabalho é apresentar a prática da reutilização de pneus inservíveis como mobiliário de seis equipamentos urbanos e comunitários distribuídos no município do Jaboatão dos Guararapes/PE. Como resultado foi demonstrado como os equipamentos modificaram a paisagem dos locais, conferindo uso aos mesmos. Através dessa prática, foi verificado como a reutilização de pneus inservíveis contribuiu nos âmbitos social e ambiental para impulsão do desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Amaury Gouveia Pessoa Neto, Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEMAG/PMJG)

Amaury Gouveia Pessoa Neto1 (gouveia.amaury@gmail.com)

1 Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEMAG/PMJG)