LOGÍSTICA REVERSA: ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA, UMA PROPOSTA PARA OS RESTAURANTES DA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO DO SHOPPING BOULEVARD, BELÉM-PARÁ.

Autores

  • Camila da Silva Barbosa Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA / PA

Resumo

A busca pela sustentabilidade e competitividade de seus produtos e serviços, tem levado empresas a se adaptarem a modelos de logística com cunho sustentável. A logística reversa surge como alternativa à diminuição dos impactos ambientais gerados pelo mau gerenciamento dos resíduos pós consumo. Diante disto, este trabalho foi realizado na praça de alimentação do shopping Boulevard, em Belém-PA, e teve por objetivo realizar um levantamento sobre o descarte de óleo residual de fritura de alimentos; avaliar o conhecimento dos empreendimentos sobre políticas relacionadas à gestão dos resíduos, e propor medidas baseadas nos conceitos de logística reversa. Foi aplicado um questionário socioambiental com questões relacionadas ao destino final do resíduo de óleo de fritura de 11 restaurantes entrevistados. Os resultados mostram que existe a coleta, porém insuficiente para a totalidade dos resíduos de óleo gerados nos restaurantes. O que evidencia o descarte inapropriado no meio ambiente, de grande parte dos resíduos gerados. Sendo necessária uma campanha de educação ambiental para os funcionários do shopping, construindo a noção sobre a responsabilidade compartilhada no gerenciamento e destinação dos resíduos, bem como noções de reciclagem do óleo de cozinha, com a produção do sabão ecológico.

Biografia do Autor

Camila da Silva Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA / PA

Camila da Silva Barbosa1 (camilabarbosa321@gmail.com), Ana Regina da Rocha Araújor1 (ana.araujo@ufra.edu.br), Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa2 (cecosta@ufpa.br), Luiz Augusto Silva de Souza1 (luiz.augusto@ufra.edu.br) Brenda Rocha Guimarães3 (guimaraes.brenda@hotmail.com)

1 Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA / PA

2 Universidade Federal do Pará – UFPA / PA

3 Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural – SDR / AP