DETERMINAÇÃO DE SETORES COM MAIOR GERAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E IMPLANTAÇÃO DE PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA COMO ALTERNATIVA PARA COLETA SELETIVA ESTUDO DE CASO: IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIA – SP

Autores

  • Pollyana Rodero Fernandes UNESP - PROFÁGUA
  • Paulo Cesar Rocha UNESP

Resumo

A temática abordada nesse trabalho são os resíduos sólidos urbanos, mais especificamente os resíduos recicláveis. Esse estudo visa propor alternativas para o desenvolvimento da coleta seletiva nos municípios através de um estudo de caso no município da Estância Turística de Olímpia. Os procedimentos utilizados envolveram pesquisa bibliográfica, acompanhamento da formalização de uma Cooperativa de Catadores, levantamento dos locais com maior geração de materiais recicláveis e instalação de PEVs (pontos de entrega voluntária) de resíduos recicláveis nas escolas municipais e estaduais. Através do desenvolvimento dessa metodologia foi possível identificar uma grande adesão na participação da coleta seletiva nos pontos determinados e concluiu-se que a determinação de pontos estratégicos e a implantação de PEVs é uma alternativa para a redução de custos e otimização da coleta seletiva no município.

Biografia do Autor

Pollyana Rodero Fernandes, UNESP - PROFÁGUA

Atuo como Engenheira Ambiental, Diretora de Divisão de Meio Ambiente na Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Olímpia-SP, a DAEMO Ambiental, trabalhando nas áreas de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e Arborização Urbana. Atualmente, estou cursando o Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA, na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Cesar Rocha.

Publicado

2017-06-20