CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar fisicamente os resíduos sólidos gerados em uma instituição de ensino de nível fundamental localizada no município de Paragominas-PA, bem como avaliar o nível de conhecimento e consciência ambiental do seu corpo discente com ênfase sobre o manejo e gerenciamento adequado destes resíduos. A pesquisa situa-se em nível exploratório, com emprego de método do tipo fenomenológico, a partir de uma abordagem quantitativa calcada na aplicação de questionários e em técnica de gravimetria, classificada quanto ao procedimento em estudo de caso. Os dados foram coletados das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental durante um dia letivo comum do mês de Março de 2018, com a aplicação de 152 formulários. Os resultados apontam para uma importante participação da fração orgânica no total de resíduos gerados pela instituição, e também para diferenças no domínio sobre conceitos básicos ligados ao gerenciamento de resíduos e no nível de engajamento dos estudantes na questão ambiental, de acordo com a série em que o aluno se encontra.
Palavras-chave: Caracterização de resíduos; consciência ambiental; escola.
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Instituto Venturi Para Estudos Ambientais