CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA

Autores

  • Ana Vitória Silva Barral Universidade do Estado do Pará
  • Felipe da Silva Souza Universidade do Estado do Pará
  • João Paulo Sousa da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Kevin Oliveira Moura Universidade do Estado do Pará
  • Pablo Ortega da Silva Araujo Universidade do Estado do Pará
  • Verônica Conceição Sousa Universidade do Estado do Pará
  • Túlio Marcus Lima da Silva Universidade do Estado do Pará

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar fisicamente os resíduos sólidos gerados em uma instituição de ensino de nível fundamental localizada no município de Paragominas-PA, bem como avaliar o nível de conhecimento e consciência ambiental do seu corpo discente com ênfase sobre o manejo e gerenciamento adequado destes resíduos. A pesquisa situa-se em nível exploratório, com emprego de método do tipo fenomenológico, a partir de uma abordagem quantitativa calcada na aplicação de questionários e em técnica de gravimetria, classificada quanto ao procedimento em estudo de caso. Os dados foram coletados das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental durante um dia letivo comum do mês de Março de 2018, com a aplicação de 152 formulários. Os resultados apontam para uma importante participação da fração orgânica no total de resíduos gerados pela instituição, e também para diferenças no domínio sobre conceitos básicos ligados ao gerenciamento de resíduos e no nível de engajamento dos estudantes na questão ambiental, de acordo com a série em que o aluno se encontra.

Palavras-chave: Caracterização de resíduos; consciência ambiental; escola.

Publicado

2018-06-27