GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ZOOBOTÂNICO ARRUDA CÂMARA (BICA) EM JOÃO PESSOA: PELA VALORIZAÇÃO DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Andréia de Souza Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Neide Moura Martins de Andrade Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Resumo

Gerenciar resíduos sólidos tem sido tema desafiador em áreas urbanas, desde os setores públicos até os espaços domiciliares. Esse gerenciamento, por sua vez, requer aplicação de técnicas e desenvolvimento de processos educativos junto à comunidade- considerando que no cenário atual o descarte incorreto dos resíduos está associado também com a saúde pública. O presente trabalho buscou analisar e intervir no gerenciamento de resíduos sólidos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (BICA), considerando a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de João Pessoa/PB. Baseando-se na pesquisa qualitativa, foi desenvolvido entre maio e dezembro de 2017, tendo como método a pesquisa-ação. Ações em Educação Ambiental foram implementadas, tanto com os funcionários do Parque- promovendo gestão participativa e buscando atender as demandas emergentes- quanto com o público visitante, pelo processo de alfabetização ecológica. As atividades de cunho pedagógico em Educação Ambiental desenvolvidas tiveram como base o processo de alfabetização ecológica. Como estações de gestão de resíduos propriamente ditas, foram instaladas composteiras para gerenciamento de resíduos orgânicos; PEV’s (Pontos de Entrega Voluntários) e lixeiras seletoras em pontos estratégicos do parque. Estas ações integradas tiveram objetivo de empoderar os envolvidos no parque para que permaneçam buscando o senso de responsabilidade socioambiental neste espaço. O projeto permitiu a viabilidade de melhorias no cenário ambiental quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos, reduzindo a possiblidade de danos ambientais- além da higienização, que reflete a possibilidade de doenças causadas por vetores relacionados ao acondicionamento incorreto dos resíduos.  

Palavras-chave: Resíduos Sólidos; BICA; Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Andréia de Souza Silva, Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Exatas e da Natureza- CCEN

Departamento de Sistemática e Ecologia- DSE/CCEN

Educação Ambiental

Publicado

2018-06-27