FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: CASO DO SERVIÇO DE SAÚDE DA FARMÁCIA DO TRABALHADOR DE AMPÉRE – PR

Autores

  • Aloma Hancke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jaqueline de Moura Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jaqueline Klem Bohrer Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Loreni Teresinha Espaniol Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paula Regina Zarelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscila Soraia da Conceição Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O gerenciamento inadequado dos resíduos de serviço de saúde, bem como encaminhamento destes para locais inapropriados sem um tratamento prévio, configura um dos piores impactos causados ao meio ambiente e a saúde humana. Assim, o presente estudo foi desenvolvido com intuito de otimizar e propor melhorias ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da Farmácia do Trabalhador localizada no município de Ampére, no Sudoeste do Estado do Paraná, por meio de ferramentas da qualidade. Aplicou-se o Diagrama de Causa e Efeito, Fluxograma e 5W2H, com intuito de sanar ou minimizar os problemas encontrados no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. Com base nas informações obtidas por meio de visitas ao local e estudos, notou-se uma lacuna na etapa de segregação e acondicionamento, a qual pode proporcionar riscos aos funcionários e clientes. Deste modo, percebeu-se com este estudo, que as ferramentas da qualidade podem contribuir na gestão dos resíduos sólidos gerados.

Palavras-chave: Resíduos de serviço de saúde; Ferramentas da qualidade; Impacto ambiental.

Publicado

2018-06-27