Análise Multicritério e Multidecisor para Gestão de Resíduos Sólidos na Comunidade Rural Lagoa da Cruz, Princesa Isabel - PB

Autores

  • Daiana de Paiva Gomes

Resumo

A seleção de formas adequadas de disposição de resíduos sólidos é um problema aonde se deve considerar de diversos critérios qualitativos e quantitativos. Este trabalho teve como objetivo avaliar alternativas para gestão de resíduos sólidos na comunidade Lagoa da Cruz, Princesa Isabel - PB, utilizando análise multicritério e multidecisor. O software RIOSS (Riverbasin Information and Operation Support System) foi utilizado para solução do problema multicritério e multidecisor, utilizando o método PROMETHEE II e Copeland, respectivamente. Foram analisados quatro cenários de gestão a curto e médio prazo para a comunidade, quatro dimensões e sete critérios. A alternativa CI (Compostagem Individual) foi escolhida como melhor opção na análise multicriterial considerando os pesos dos decisores, em sete vezes de um total de oito decisores. Na análise multidecisor foi confirmada a escolha da alternativa CI, tendo um número de três vitórias após a ordenação utilizando o método Copeland. Neste estudo inicial, foi possível verificar que métodos de análise multicritério podem ser utilizados para apoiar a decisão em políticas públicas, especificamente na área de resíduos sólidos, entretanto é necessária uma gama de índices e indicadores que possam caracterizar bem as alternativas e a comunidade, além de sempre levar em conta a preferência da comunidade e profissionais da área permitindo uma gestão participativa e com melhores chances de efetivação.

Biografia do Autor

Daiana de Paiva Gomes

Autores:

Daiana de Paiva Gomes1(daianagomes741@gmail.com), Sílvia Raphaele Morais Chaves2(raphaele.morais@gmail.com), Wilson Fadlo Curi3(wfcuri@gmail.com), Artur Moises Gonçalves Lourenço4(artur.lourenco@ifpb.edu.br)

1 Universidade Federal da Paraíba

2 Universidade Federal de Campina Grande

3 Instituto Federal da Paraíba

Publicado

2019-06-14