PERCEPÇÃO AMBIENTAL ACERCA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MORADORES DO BAIRRO CAIS DO PORTO, EM FORTALEZA (CE)

Autores

  • Marcelo Marques Paulo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo

O estudo sobre percepção ambiental é uma ferramenta para a Educação Ambiental e para as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Através da percepção ambiental são estabelecidas as relações de afetividade do indivíduo para com o ambiente, possibilitando identificar as formas precisas em que a educação possa sensibilizar e trabalhar as dificuldades ou dúvidas que os envolvidos possam vir a ter em relação às questões ambientais. Com isso, objetivou-se avaliar a percepção ambiental acerca dos resíduos sólidos dos moradores do bairro Cais do Porto, localizados em Fortaleza (CE). Foi realizada pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de questionários, no intuito de delinear os principais problemas socioambientais locais. Complementando o estudo, foram realizadas visitas em órgãos públicos municipais, estaduais, bem como estudo de campo, entrevistas e registros fotográficos. Os resultados indicam más condições de infraestrutura e instalações operacionais de coleta e transporte, destinação e ainda disposição dos resíduos sólidos no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.

Biografia do Autor

Marcelo Marques Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Marcelo Marques Paulo¹ (marcelomarqp@gmail.com), Valdivia Pereira de Oliveira¹ (valdiviacnsa@outlook.com), Sara Rodrigues Plácido¹ (saraleeplacido@gmail.com), Marieta Maria Martins Lauar2 (marieta@ifce.edu.br); Antonia Samylla Oliveira Almeida3 (samylla_17@hotmail.com)

1 Graduando(a) do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

2 Professor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

3 Doutoranda em Engenharia Civil - Área de Concentração: Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2019-06-14