DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ (CE)

Autores

  • Hábila Adriele de Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo

No presente artigo, a Educação Ambiental define-se como ferramenta norteadora e de transformação, capaz de fundamentar o desenvolvimento social, pautado no bem da coletividade socioambiental, diligenciando contribuições no âmbito da conscientização, delegada por meio da gestão adequada dos resíduos sólidos no respectivo meio de estudo e análise: O Parque Estadual do Cocó. Para tanto, foram realizadas pesquisas de campo, bibliográficas e documentais, elucidadas por meio de levantamentos e apurações informativas formais, na instância legislativa, assim como por meio da utilização dos meios midiáticos, a destacar a ferramenta de busca virtual. Esta pesquisa elencou projetos e ações da Educação Ambiental, no seu respectivo âmbito socioeducativo, que permitem e dão espaço à população na correlação meio ambiental-homem, a fim de priorizar atividades baseadas na coletividade da Educação Ambiental. Assim, poder público e sociedade (ONGs, grupos de estudos, pesquisadores, entre outros) podem adotar métodos participativos em relação ao público de forma a fazê-los se sentir parte do “Parque”, tomando conhecimento e cuidados necessários através da conscientização promovida por ações de educação e gestão ambiental.

Biografia do Autor

Hábila Adriele de Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Autores

Hábila Adriele de Souza Santos1 (habilaadriele25@gmail.com),

Thiago Lucas de Lima Lino1 (thiagolcs.ll@gmail.com),

Marieta Maria Martins Lauar2 (marieta@ifce.edu.br),

Antonia Samylla Oliveira Almeida3 (samylla_17@hotmail.com)

1Graduando(a) do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

2Professor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

3 Doutoranda em Doutoranda em Engenharia Civil - Área de Concentração: Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2019-06-14